As vagas de emprego em aberto nos Estados Unidos cresceram inesperadamente em setembro, sugerindo que a demanda por mão de obra continua forte, apesar dos aumentos agressivos da taxa de juros do FED (Federal Reserve).
As vagas de emprego disponíveis, uma medida da demanda por trabalho, aumentaram em 437 mil para 10,7 milhões até o último dia de setembro, disse o Departamento do Trabalho em seu relatório mensal nesta terça-feira (1º). Economistas consultados pela agência Reuters previam 10 milhões de vagas disponíveis.
O relatório foi publicado enquanto as autoridades do Fed se encontram para uma reunião de política monetária de dois dias. O banco central norte-americano deve realizar um novo aumento de 75 pontos-base em sua taxa de juros na quarta-feira (2), conforme luta para esfriar a demanda por mão de obra e a economia em geral para reduzir a inflação para sua meta de 2%.
Gastos com construção dos EUA se recuperam
Os gastos com construção nos Estados Unidos se recuperaram inesperadamente em setembro com aumento no investimento em estruturas não residenciais, o que compensou um declínio adicional nos gastos com construção de casas para uma única família.
O Departamento de Comércio informou nesta terça-feira que os gastos com construção subiram 0,2% em setembro, após queda de 0,6% em agosto.
Economistas consultados pela Reuters projetavam queda de 0,5%. Os gastos com construção avançaram 10,9% na comparação anual em setembro.
Os gastos com projetos de construção privados aumentaram 0,4%, após queda de 0,7% em agosto. Mas o investimento em construção residencial permaneceu inalterado, com os gastos em projetos unifamiliares caindo 2,6%. Para projetos habitacionais multifamiliares, houve aumento de 0,3%.
O mercado imobiliário foi o setor mais afetado pelos aumentos agressivos dos juros pelo Federal Reserve. O banco central dos Estados Unidos está apertando a política monetária para amortecer a demanda geral na economia.
(Reuters)