Governo do Pará investe em tecnologia para fortalecer indústria paraense

O Boletim da Indústria Paraense 2022, apresentado pela Fapespa, reúne e analisa os principais indicadores em temáticas essenciais

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) apresentou os avanços no setor industrial paraense neste sábado (22) na XV Feira da Indústria do Pará (Fipa). O Boletim da Indústria Paraense 2022 reúne e analisa os principais indicadores em temáticas essenciais relacionadas ao crescimento e desenvolvimento da indústria no Estado.

Marcel Botelho, presidente da Fapespa, destacou o investimento do Governo do Pará em ciência e tecnologia como ferramenta de desenvolvimento sustentável e inovação. “Hoje falamos sobre a inteligência artificial, cujo objeto é a indústria do Estado do Pará, e como as pesquisas podem oferecer ferramentas ao desenvolvimento industrial. São mais de R$ 164 milhões para as mais diferentes pesquisas de alto impacto”, frisou o presidente.

Foram apresentados dois projetos essenciais para o setor produtivo. “O Selo AMZ é uma demonstração científica da capacidade de sustentabilidade dos empreendimentos do nosso Estado. Levamos também o uso de bioplásticos, tecnologia a partir da mandioca, que pode gerar um plástico 100% degradável, e que vai trazer um ganho espetacular não só para a pimenta-do-reino, mas um potencial para várias outras cadeias produtivas”, acrescentou Marcel Botelho.

Para o empresário Carlos Dutra, participante do evento, os investimentos em inovação são animadores. “A importância da tecnologia aliada ao setor produtivo, principalmente a indústria, é fundamental porque ela acaba por facilitar o processo produtivo, diminui o tempo de produção necessário e, mais ainda, melhora a qualidade do produto. Nesse aspecto, a gente precisa sempre estar investindo para que a tecnologia evolua de uma forma positiva para melhorar o nosso setor produtivo”, destacou.

A Fapespa também apresentou na Fipa o Boletim da Indústria Paraense 2022, com estudos e pesquisas socioeconômicas e de análise conjuntural que traz diversos capítulos sobre particularidades, necessidades e identidades do setor industrial no Pará. “É um produto de alto impacto para o desenvolvimento industrial, seus setores e investimentos para o futuro, ou seja, para a tomada de decisão, tanto do setor privado como do setor público”, acentuou o presidente da Fundação.

Com informações da Ag. Pará