Projeto trabalha com vítimas de violência doméstica e em condição de vulnerabilidade socioeconômica

No dia 28 de setembro, às 9h, no teatro da Estação Gasômetro, em Belém, a UNAMA – Universidade da Amazônia e a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) promovem um desfile com mulheres assistidas pelo Núcleo de Combate à Violência de Gênero de Belém e Ananindeua (NUGEM) como lançamento do projeto “Arara das Manas”. Idealizado pela DPE-PA, o projeto trabalha com vítimas de violência doméstica e em condição de vulnerabilidade socioeconômica.
Para reforçar a valorização dessas mulheres e contribuir com o projeto, os alunos de do curso de Moda ajudam em todo o processo de preparação do desfile, incluindo a seleção e a catalogação das peças que já estão sendo recebidas por meio de doações da comunidade. Durante o evento, está prevista ainda a assinatura de um termo de cooperação entre a UNAMA e a DPE-PA no intuito de levar capacitação e outros serviços às mulheres assistidas pelo projeto.
A coordenadora do curso de Moda da UNAMA, Felícia Assmar Maia, falou sobre a importante cooperação. “Essa parceria é fundamental para todos nós porque este é um projeto de extensão em que os alunos têm a oportunidade de devolver para sociedade os conhecimentos aprendidos nos bancos universitários. É realmente pensar nessa responsabilidade social para os alunos e o quanto eles podem contribuir com a comunidade”, disse.
A gestora destaca ainda os benefícios que os graduandos vão agregar em suas formações profissionais. “Hoje, nós temos a UNAMA com a extensão curricularizada, ou seja, como uma disciplina. Isso é de grande benefício para os alunos porque vai dar a eles uma vivência profissional. Então, organizar um desfile, poder fazer a separação das peças, adequar cada roupa a um tipo físico, fazer todo o processo de produção, de styling, colocar na passarela, é uma vivência profissional muito grande e um benefício enorme”, contou a professora.
Com a assinatura do convenio, além do curso de Moda, está prevista também a participação de discentes e docentes de outros cursos de graduação da UNAMA, como Arquitetura e Urbanismo, Gastronomia e Estética, que vão apoiar o projeto realizando minicursos para auxiliar na garantia da independência financeira e profissional das mulheres assistidas. O evento conta ainda com o apoio do Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA.
Com informações da assessoria