Festival cultural celebra 80 anos da Vale no Brasil

Programação aberta ao público leva trilha sonora paraense para o domingo na Praça da República

Grupo de Percussão do projeto Vale Música Belém é uma das atrações de festival. Foto: Ediel Sousa

A efervescência da cultura paraense vai pulsar no festival de música que a Vale promoverá no dia 18/9, na Praça da República, em comemoração aos 80 anos de atuação da mineradora no Brasil. A programação, que inicia a partir das 8h30, traz shows do Clube da Guitarrada, Jeff Moraes, Keila Gentil e os jovens talentos do grupo de percussão do Vale Música Belém.

“Quase metade da história da Vale também é vivida no Pará. Atuando no estado há quase 40 anos contribuímos com o desenvolvimento do Estado e acreditamos que fortalecer as tradições populares é parte do legado que estamos construindo juntos. Nós acreditamos que a cultura conecta e valoriza a história das pessoas. Também somos paraenses e convidamos os belenenses para celebrar esse momento importante da nossa história com muita música e cultura”, destaca a gerente de Relações Governamentais da Vale no Pará, Ana Carolina Alves.

A mineradora patrocina, por meio do Instituto Cultural Vale, mais de 25 projetos no Pará que somam mais de R$ 23 milhões em investimento em cultura. A empresa mantém ativos, espaços e projetos que, ao longo dos anos, têm contribuído efetivamente para perpetuar a história paraense, como o projeto Vale Música Belém e o Círio de Nazaré, na capital paraense e diversas ações no sudeste do estado, como o Centro Mulheres de Barro e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

“Além da cultura, estamos realizando uma série de novos investimentos nas áreas de saúde, segurança pública, bem-estar social e desenvolvimento econômico, e também em ciência e pesquisa, com o Instituto Tecnológico Vale, e em bioeconomia, com o Fundo Vale, reafirmando nosso compromisso sustentável com o estado do Pará”, ressalta Ana Carolina.

O início da programação será anunciado com cortejo e bandinha, a partir das 8h30, e discotagem, com o DJ Bixo Selecta, a partir das 9h. As atrações sobem ao palco a partir das 10h, com shows do Clube da Guitarrada, Jeff Moraes, Grupo de Percussão Vale Música Belém e Keila Gentil, que vai fazer a turma tremer, encerrando o festival cultural.

A Vale no Pará
A Vale desenvolve atividades diversificadas de mineração no Pará, com produção de ferro, cobre, níquel e manganês, além da operação logística, com a Estrada de Ferro Carajás (EFC). A operação da empresa abrange os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marabá e Ourilândia do Norte.

As operações da empresa mantêm mais de 30 mil empregados próprios e terceiros permanentes no estado. Presente há quase 40 anos na Amazônia, onde ajuda a proteger uma área de 800 mil hectares, composta por seis unidades de conservação, conhecida pelo nome de Mosaico de Carajás (equivalente a 24 vezes a cidade de Belo Horizonte), as operações da companhia interferem em menos de 2% da região. Trata-se de um exemplo de conciliação entre conservação responsável e produção.

Recentemente, a Vale divulgou o balanço da sua atuação no primeiro semestre deste ano. A publicação completa do Balanço Vale+, com dados, investimentos e projetos da empresa pode ser acessada em www.vale.com/pa.

Serviço:
Festival Cultural em comemoração ao aniversário de 80 anos de atuação da Vale no Brasil
Na Praça da República, dia 18 de setembro, a partir das 8h30

Confirma a Programação completa:
• 8h30h a 9h: Cortejo na praça com bandinha
• 9h a 9h45: Atividade para crianças (Pintura facial + esculturas em balão)
• 9h a 9h50: Discotecagem com o DJ Bixo Selecta
• 10h: Show Clube da Guitarrada
• 10h40: Show Jeff Moraes
• 11h20: Apresentação Grupo de Percussão Vale Música Belém
• 11h50: Discotecagem
• 12h: Show Keila Gentil

Com informações da assessoria