Casa da Mineração completa 10 anos promovendo conhecimento sobre mineração no Pará

O espaço é administrado em parceria entre Simineral e o IBRAM

Foto: Divulgação

Com o propósito de servir como um espaço para iniciativas de programas, projetos e ações relacionadas ao setor mineral, a Casa da Mineração completa 10 anos. Localizada no centro de Belém, o local é um acervo completo de informações sobre a mineração no estado e no país. O espaço, que celebrou a data nesta última terça-feira (30), é administrado pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Segundo o presidente do Simineral, Guido Germani, completar 10 anos de um espaço dedicado à mineração no Pará é ter a certeza de que o sindicato cumpre o seu papel enquanto disseminador de informação sobre o setor mineral. “O sindicato se propõe a instituir a cultura mineral na sociedade paraense por meio da Casa da Mineração. Nesse espaço, temos um objetivo de ampliar o conhecimento entre instituições de ensino, empresas e sociedade como um todo. A oferta de informações de qualidade representa um passo importante, pois permite reverberar as contribuições positivas que o setor mineral oferece ao Pará”, afirmou.

O Diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, reforça que a data é um dos marcos históricos da mineração na Amazônia. “Os 10 anos da Casa da Mineração são um dos marcos históricos da indústria da mineração exercida no Pará e na Amazônia, de acordo com as boas práticas em sustentabilidade, responsabilidade social e em sintonia e harmonia com o meio ambiente. Estas são as marcas da mineração desempenhadas pelas empresas associadas tanto ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) quanto ao Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).Ao promoverem o setor industrial da mineração, IBRAM e Simineral, no ambiente da Casa da Mineração, contribuem substancialmente para a geração de benefícios à população, expressos na geração de emprego, renda, oportunidades de negócios, além de proporcionar arrecadação tributária significativa”, declarou.

As comemorações se articulam em meio ao lançamento dos dados do Boletim da Indústria Mineral do Pará, disponibilizado em agosto, apontando o Pará como um dos maiores exportadores de minérios no período do primeiro semestre de 2022. Segundo os dados, o Pará é o segundo maior exportador de produtos do setor, atingindo o valor de US$ 8,8 bilhões e uma participação de 83%, em relação ao valor total exportado pelo estado. O balanço afirma que a indústria mineral continua sendo uma das principais responsáveis pelo bom desempenho do Pará e do país na comercialização com o mercado externo, em função da forte demanda de minério de ferro.

Com informações da assessoria