Os eventos presenciais retornaram com força total e hoje já são mais comuns dos que os virtuais. Essa retomada oportuniza o contato com as atividades culturais, como as exposições de arte, por exemplo. Atenta a este movimento, a Associação Cultural Italian Art volta a oferecer exposições de nível internacional, possibilitando o contanto do público brasileiro com grandes mostras de arte.
No portfólio da associação, as magníficas exposições Eureka! – Minimuseu da Ciência; As Máquinas de Leonardo Da Vinci; A Civilização Romana: o império que moldou o mundo; e Arte & Perspectiva: um novo olhar sobre o Renascimento. Todas as quatro exposições fazem parte do acervo do Museu de Leonardo da Vinci em Florença, Itália e foram realizadas pelos artesões da notória família Niccolai da empresa Niccolai em Florença, Itália.
Em tempo, a Italian Art é a única autorizada a expor no Brasil e na América do Sul as replicas das máquinas de Leonardo da Vinci confeccionadas pela empresa Niccolai SRL de Florença, Itália e proprietária do acervo das peças do Museu de Leonardo da Vinci em Florença, Itália. “Qualquer outra iniciativa ou reprodução dessas peças violam direitos autorais e não corresponde com a verdade, sendo que são peças certamente clonadas e fruto de reproduções não autorizadas de dito acervo”, alerta Luca Paolo Gori, presidente da associação.
O trabalho desenvolvido pela Associação Cultural Italian Art em prol da difusão da arte e cultura italiana é reconhecido internacionalmente. Todas as exposições que levam o selo da entidade são uma experiência de grande valor para públicos de todas as idades.
Presidida por Luca Paolo Gori e com sede em Brasília, a Associação Cultural Italian Art surgiu em 2008 com o objetivo de fomentar cultura e entretenimento no Brasil em parcerias com instituições como shopping centers, faculdades, embaixadas, institutos privados e vários agentes culturais.
Segundo Paolo Gori, “a Italian Art se enriqueceu culturalmente seguindo os estudos do artesão Gabriele Niccolai e no desenvolvimento de outras exposições, tais como as tecnologias do Impero Romano, Archimedes e Galileu Galilei”, diz. A entidade integra o ramo internacional do Museu de Leonardo da Vinci de Florença: a empresa internacional Artisans of Florence, que efetua exposições itinerantes pelo mundo inteiro com todo o acervo da empresa Niccolai.
Além do acervo de exposições a associação, também, possui vasto material impresso, como livros, revistas e estampas, réplicas de quadros, painéis didáticos e outros acessórios educativos.
“O objetivo final e supremo da associação é colaborar com entidades publicas ou privadas na realização de um museu permanente de ciência que hospeda todo o conhecimento e os materiais culturais adquiridos pela associação durante esse período. Isso culmina na apresentação de todo nosso acervo de uma forma barata e acessível, dando a possibilidade para as gerações futuras e a população em geral de desfrutar deste imenso patrimônio artístico”, enfatiza Paolo Gori.
Pensar de forma colaborativa e sustentável é um dos principais desafios da Associação Cultural Italian Art no planejamento de exposições culturais. “Chegamos até aqui, desenvolvendo produtos qualificados, onde dedicamos tempo no planejamento de cada mostra, na gestão adequada do projeto, otimizando os recursos e mesurando resultados”, finaliza o presidente da entidade.
Com informações da assessoria