
Lançado oficialmente no último dia 05 de julho pelos irmãos Henrique e Handré Conde, o aplicativo “Vamo” tem o objetivo de facilitar a vida de motoristas e passageiros que buscam comodidade e segurança para se deslocar pela cidade de Belém. Atualmente, o app está em fase de cadastro de motoristas e, a partir de agosto, será liberado para os usuários em geral. Segundo seus criadores, o aplicativo terá duas formatações iniciais: a primeira é a da mobilidade urbana e a segunda é o banco digital VamoBank.
Formado em publicidade e com 25 anos de experiência em marketing e tecnologia digital, Henrique Conde explica que o projeto foi motivado pelo irmão, Handré, advogado tributarista com mais de seis anos de experiência em mobilidade urbana e que durante dois anos prestou consultoria para motoristas de aplicativos.
“Nesse período, ele pode observar as falhas e as lacunas deixadas pelas grandes companhias de mobilidade. A partir desse conhecimento e estudos, foi possível perceber que a regionalização desse tipo de serviço teria que acontecer e sabemos que daqui pra frente esse será o cenário. Empresas menores assumindo operações que antes era dominadas pela as grandes corporações. A motivação foi exatamente essa, em regionalizar sem perder as melhorias das grandes empresas”, conta.
Por intermédio do Sebrae, os irmãos tiveram proximidade com a Associação Comercial do Pará, abrindo portas para outras instituições privadas interessadas em parcerias. De acordo com Henrique, o aplicativo é simples e tem quase todas as funcionalidades das grandes empresas. “Implementamos apenas algumas funções novas, como o embarque imediato, onde o usuário pode chamar o motorista que está próximo, sem a necessidade do app procurar via geolocalização. Basta o motorista abrir o seu app e gerar o QR Code. Em seguida, o passageiro lê e automaticamente faz a ligação entre os dois”, comenta.

Outra funcionalidade é o “motorista favorito”, com a qual o passageiro poderá dar preferência de corrida para até três motoristas, que poderão ser chamados sempre. O app também permitirá pagamento via pix, que poderá ser feito antes mesmo de o passageiro entrar no carro, facilitando o desembarque e garantindo mais segurança para motorista e passageiros. Caso o usuário cancele a corrida após pagar e antes de iniciar a corrida, o app estorna o pagamento na mesma hora.
A plataforma foi desenvolvida durante o evento do Campus Party, em São Paulo, com programadores de mais de oito estados brasileiros. O lançamento prevê uma ação inédita no Brasil, com participação dos clubes de futebol locais, Remo e Paysandu. Depois de 60 dias, o VamoBank já estará incorporado e liberado para motoristas e passageiros.
“A grande intenção do nosso projeto é formalizar profissionais. É criar um novo mercado de demanda, gerando renda e fazendo o dinheiro circular para ajudar outras profissões e mercados locais, porque esse dinheiro vai ficar no Estado. Esperamos contar essa história para o maior número de pessoas. Empreender no nosso país é assim mesmo. Um desafio muito grande”, afirma Henrique.