Foi divulgada na sexta-feira, 20, a lista dos aprovados nos dois últimos Processos Seletivos Simplificados (PSS) realizados pelo IBGE para contratação de servidores temporários que vão atuar, em todos os municípios do país, durante o Censo Demográfico 2022, cuja coleta domiciliar será de 1 de agosto a 31 de outubro. No Pará, serão contratados 6.121 recenseadores, 190 Agentes Censitários Municipais (ACM); e 606 Agentes Censitários Supervisores (ACS). O resultado foi divulgado na manhã da sexta-feira, 20, no site da organizadora do concurso, a Fundação Getúlio Vargas e está disponível por meio do seguinte link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21.
O cargo com maior quantidade de vagas é o de Recenseador (de nível Fundamental completo). Não há valor fixo de remuneração já que os recenseadores ganham por produção. O valor é calculado com base no número de unidades visitadas; na taxa de remuneração dos setores censitários que o recenseador for percorrer; no número de questionários respondidos; e no número de pessoas recenseadas. Os contratos terão duração de três meses, podendo ser prorrogados. Os recenseadores não precisarão cumprir horários fixos e podem trabalhar em dias de semana, feriados ou finais de semana. Além disso, terão direito a 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção. Os aprovados e classificados dentro da quantidade de vagas disponíveis em cada município deverão ser contratados em julho.
Os cargos de ACM e ACS (ambos de nível médio completo) concorreram num mesmo processo, sendo que aos primeiros colocados caberá a vaga de ACM e, do segundo em diante, vagas de ACS. A remuneração para o cargo de ACM é de R$ 2.100,00, enquanto a de ACS é de R$ 1.700,00. Os primeiros vão gerenciar os Postos de Coleta, fazendo o controle e gestão dos recursos humanos e materiais. Também vão acompanhar e orientar a coleta de dados, coordenando o trabalho dos ACS e recenseadores. Já os ACS farão a supervisão da operação censitária junto aos recenseadores, exercendo também tarefas administrativas, como renovação de contratos e avaliação dos recenseadores. A previsão de contratação dos aprovados em ambos os cargos a partir do dia 31 de maio de 2022, com cinco meses de duração, com possibilidade de prorrogação.
Próximos passos
Em todo o país, mais de 621 mil pessoas concorreram às vagas distribuídas em 5.297 municípios do país. O IBGE contratará 206.891 servidores temporários, dos quais 183.021 serão recenseadores, 18.420 para ACS e 5.450 para ACM.
Conforme o que consta em edital dos PSS’s, o primeiro critério de desempate entre candidatos com nota final igual será a idade (de acordo com Estatuto do Idoso). Sendo assim, a vaga irá para quem tiver idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição. O segundo critério é a nota na disciplina Conhecimentos Técnicos seguida da nota em Língua Portuguesa e em Ética no Serviço Público.
A partir disso, o próximo passo é a convocação. O IBGE chamará para o treinamento os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis em cada município. Os demais candidatos aprovados serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados posteriormente, de acordo com a necessidade do órgão.
Logo após contratados, os servidores temporários de todos esses cargos passarão por treinamentos. ACM’s e ACS’ serão os primeiros a serem treinados, no mês de junho. Enquanto os recenseadores deverão ser treinados em julho. O treinamento para recenseadores terá caráter eliminatório e classificatório e será realizado pelo IBGE em duas etapas: autoinstrução e presencial.
A FGV disponibiliza os seguintes canais para os candidatos que possam ter dúvidas: 0800 2834628 e pelo e-mail ibgepss21@fgv.br.
Com informações da Assessoria