No Dia do Profissional de Marketing, Brenda Paes fala sobre os caminhos e desafios de uma das áreas mais importantes na atualidade

Formada em Administração com ênfase em Marketing e pós-graduada Marketing Digital pela PUC Minas, a produtora Brenda Paes já atuou em agências de marketing, realizou palestras pelo interior do Estado, além de consultorias de marketing para algumas empresas do mercado local e nacional. Atualmente, coordena o projeto “Manas do Marketing”, criado em parceria com a irmã, onde busca ajudar pequenos empreendedores na comunicação de seus negócios.

Foto: Arquivo pessoal.

Como você avalia a importância do profissional de marketing na atualidade?

Ele é cada vez mais fundamental. E ele não está ligado somente ao marketing, mas deve estar conectado com todas as demais áreas do negócio. Não jogamos sozinhas, precisamos compreender o todo e também os seus detalhes para que consigamos desenvolver estratégias assertivas e com valor agregado. Se possível, todo negócio precisa ter um profissional de marketing, isso faz total diferença no resultado final do negócio.

Quais são os maiores desafios da profissão hoje em dia?

Se manter atualizada e exercitar a criatividade e o pensamento inovador. Em um momento onde somos bombardeados o tempo inteiro com informação, é preciso ser criativa para chamar a atenção das pessoas para o que se quer comunicar.

O marketing digital, especificamente, tem se destacado bastante. Como você avalia esse cenário? De que forma, na sua opinião, as redes sociais incentivaram um olhar mais atento para essa área?

É um caminho sem volta e quem está antenado neste movimento de crescimento do marketing digital está se destacando no mercado. O marketing digital não é de hoje, mas de fato as redes sociais ajudam a aproximar ele das pessoas, que conseguiram compreender melhor a sua importância. Mas é importante não esquecermos que marketing digital não é só rede social, existe um vasto mercado ainda pouco explorado e quem está indo por esses caminhos está tendo excelentes resultados.

Quais as áreas mais promissoras dentro do marketing além do digital?

Para mim, o marketing de experiência é o que engloba diversas outras atuações do marketing, com foco total nas pessoas. Pensar sempre na experiência que estamos levando para os outros é um excelente diferencial, principalmente para fidelização de clientes.

Quais os desafios de se fazer marketing em Belém? Como os empreendimentos e projetos da cidade podem se adaptar e utilizar o marketing de forma estratégica?

O mercado de Belém muitas vezes ainda enxerga o marketing como ele era há 20 anos, e não acompanha as mudanças do mercado. Ainda existe uma resistência por parte do mercado em compreender também a importância do profissional de marketing para todo negócio. São barreiras que trabalhamos no dia a dia para educar o mercado. É importante os negócios perceberem que o marketing não joga sozinho, mas que ele está presente em todas as áreas do negócio. Por isso, todo e qualquer passo da empresa deve ser pensado pelo âmbito do marketing. Entender isso irá trazer muitas melhorias internas e externas para a imagem das marcas.

Por Thaís Siqueira