A Unidade Estadual do IBGE no Pará inicia, nesta terça-feira, dia 3, o II Treinamento Estadual para Multiplicadores do Censo 2022. Os participantes são coordenadores de Áreas e Subáreas, servidores que atuam no planejamento e gerenciamento das atividades da coleta do Censo 2022 no Estado do Pará.
O II Treinamento ocorre no município de Vigia, distante 77 Km da capital, Belém (PA), no Hotel Fazenda Santa Rosa.
Na abertura, estarão presentes coordenadores estaduais do Censo, além de representantes da coordenação nacional (RJ). Pela Unidade Estadual do IBGE no Pará, estarão presentes o chefe da Unidade, Rony Cordeiro; o Gerente de Planejamento e Gestão, Douglas Oliveira; o coordenador técnico do Censo, Luiz Cláudio Martins; a coordenadora Operacional do Censo, Bárbara Padilha; e o coordenador de treinamento, Cássio Araújo. Também participam servidores lotados na sede do IBGE, no Rio de Janeiro, como a servidora Marta de Oliveira Antunes, responsável pelo Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), ligada a Coordenação Técnica Nacional do Censo Demográfico; e o Eduardo Batista, vice coordenador nacional do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE).
Essa etapa do ciclo de treinamentos para o Censo tem por objetivo capacitar e atualizar o conhecimento de 77 servidores do IBGE no Pará – 17 coordenadores de área, 48 coordenadores de subárea, 8 servidores do quadro efetivo do IBGE que não estão diretamente ligados ao Censo, 2 supervisores de coleta e qualidade (SCQ), 1 agente censitário operacional (ACO) e 1 analista censitário.
Este segundo treinamento é ministrado por parte dos 22 servidores que participaram do primeiro, realizado em Belém, entre 4 a 14 de abril. Na programação consta desde o conteúdo dos questionários que serão aplicados na coleta, uso do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), passando por orientações sobre como supervisionar o trabalho dos servidores que estarão em campo: os recenseadores.

Para o coordenador estadual de treinamentos do Censo 2022, Cássio Araújo, a metodologia de imersão, utilizada nessa segunda etapa, em Vigia, deve garantir a excelência do aprendizado. “Nossa ideia, em levá-los para um hotel fazenda, foi criar um processo de desconexão da correria das cidades e até mesmo das próprias atividades do órgão. A ideia é que estejam concentrados exclusivamente no treinamento, garantindo um nível altíssimo de aprendizado”, explicou.
O próximo treinamento do ciclo está programado para junho. Na ocasião, conforme cronograma da cadeia de treinamento, os atuais treinandos de Vigia estarão atuando no repasse do conteúdo para Agentes Censitários Municipais (ACM) e Agentes Censitários Supervisores (ACS). Os ACM e ACS serão os servidores que, durante a coleta domiciliar, estarão à frente da coordenação e operacionalização direta dos recenseadores. A última etapa de treinamento se dará em julho, quando, enfim, serão treinados os mais de 6 mil recenseadores que irão a campo para realizar a coleta.
A coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 estará sendo realizada no período de 1 de agosto e 31 de outubro, em todos os domicílios do Brasil. No Pará, o IBGE pretende chegar a mais de 2 milhões de domicílios.
Com informações da Assessoria