A Associação da Advocacia Trabalhista Paraense (ATEP) completa 43 anos, hoje, 21, e a data é celebrada com festa para os associados e não-associados. O evento, Feijoada com Samba, acontece a partir do meio-dia, no Belém Hall Eventos. Haverá música ao vivo com Silvinha Tavares e João Bererê.
Para a advogada Mary Cohen, presidente da Associação, a data representa a luta da instituição por melhores condições de trabalho para os advogados que militam na área trabalhista e na defesa do Estado Democrático de Direito. “Sempre foi uma trincheira de resistência”, defende Cohen.
Dentre as inúmeras conquistas, a presidente considera que “a principal é sermos a voz de cada advogada e advogado que nos procura, sempre pautando nossas ações pelo diálogo e reivindicações”.
A presidente Mary Cohen destaca que a ATEP é de fundamental importância, tanto para os profissionais da área do Direito Trabalhista, pelas suas peculiaridades e pautas específicas, quanto para a sociedade. “Para a sociedade, todas as instituições que defendem o Estado Democrático de Direito têm um papel imprescindível na vigilância desses preceitos”, assegura.
Amigos da ATEP
A programação do dia 21 inclui o lançamento da campanha “Amigos da ATEP”, que tem como objetivo associarmos não somente os advogados e advogadas trabalhistas, mas de outras áreas também, estimulando o associativismo, forma saudável de reunir profissionais em torno de objetivos nobres, como é o caso da advocacia laboral”, explica Mary Cohen.
Ela acrescenta sobre os vários benefícios de ser um membro da Associação. Associados ATEP têm acesso, por exemplo, a diversos cursos gratuitos e de parceiros. Além disso, por apenas R$ 20/mês, os advogados associados podem usufruir de duas salas climatizadas, equipadas com computadores, scanner, xerox, para trabalharem sempre que precisarem.
Onde encontrar a ATEP
Além dos advogados e estagiários associados, a ATEP conta com equipe administrativa, subseções em Marabá e Parauapebas, além de uma Diretoria Executiva. Em Belém, a sede da Associação, denominada “Miguel Serra”, um dos primeiros dirigentes da instituição, fica situada no Edifício Síntese Plaza, sala 12, térreo, Av. Sen. Lemos, 791 – Umarizal, Belém – PA.
Outro espaço, denominado “Sílvia Mourão e Célio Simões”, referências na advocacia trabalhista, funciona na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, no 2º andar, Tv. Dom Pedro I, 746 – Umarizal, Belém – PA.
Sobre a ATEP
A Associação da Advocacia Trabalhista Paraense (ATEP) foi fundada em 1979 pelos advogados Célio Simões, Miguel Serra, Itair Silva, Joaquim Lopes de Vasconcelos e Armínio Marinho Mendes, com objetivo de defender os interesses da advocacia perante à Justiça do Trabalho.
O primeiro ato da associação foi impetrar um Mandado de Segurança para garantir o direito de vista e carga dos autos. Até hoje, a Associação tem como principal bandeira de luta atuar na defesa das prerrogativas dos advogados trabalhistas, além de defender, em juízo ou fora dele, os direitos e interesses gerais da classe de advogadas e advogados trabalhistas, individuais, coletivos e difusos; pugnar pela ordem do estado de direito, liberdade democrática, direitos da pessoa humana, justiça e desenvolvimento social, bem como pela efetivação de princípios constitucionais fundamentais, dentre outras inúmeras atribuições presentes no Estatuto Social.
Com informações da Assessoria