Ovos gourmet com sabores regionais estão entre os mais procurados
Faltando menos de duas semanas para a Páscoa 2022, a expectativa para as vendas cresce cada vez mais entre os grandes e pequenos empreendedores e consumidores. Esta é a primeira páscoa com maior flexibilização da pandemia da Covid-19 em relação aos dois anos anteriores.
Mapeamento encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) indica que a indústria de chocolates calcula a criação de 8,5 mil postos de trabalho temporários no Brasil entre contratações diretas e indiretas, além de movimentar o setor.
Os pequenos empreendedores também veem na data uma oportunidade de aumentar a renda como é o no caso do Adriano Ferreira da Silva, de 20 anos, que trabalha com doces desde 2020. Ele criou a Hero Doces (@herosdoces1) em agosto de 2020 durante a pandemia da Covid-19 como uma forma para complementar sua renda, que estava prejudicada por conta das restrições impostas pelo distanciamento social e se surpreendeu com a procura. Esta é a sua segunda páscoa e faltando poucos dias para a data as suas expectativas se mantém.
“As expectativas estão altas, porque a Páscoa é um segundo Natal pra quem trabalha com ovos gourmet. Eu espero atingir um número de encomendas próximo ao do ano passado, mas não espero superá-las já que ano passado estava me dedicando exclusivamente na venda de ovos”, explica Adriano.
Ele acredita que a pandemia também possibilitou uma abertura de mercado para este setor tanto pela procura de ovos gourmet quanto pela praticidade da compra online e delivery. “Nos últimos anos a procura por ovos gourmet vem aumentando bastante, e a pandemia impulsionou ainda mais este comércio, já que as encomendas eram entregues na casa das pessoas e elas não precisavam se deslocar para comprar”, detalha.
O processo artesanal de produção dos ovos gourmet está sendo um fator de compra decisivo para o consumidor. O empreendedor observa que os consumidores estão se interessando pelo que é exclusivo, que o faz se sentir especial e pelo artesanal, os dois diferenciais dos ovos de colher. “Os meus ovos são 100% artesanais, tudo é feito do zero: as cascas dos ovos, o recheio, até o cupuaçu, eu compro a fruta na feira e faço todo o processo até ele virar um creme, isso não existe em supermercado algum”, ressalta Adriano.
No cardápio da Páscoa deste ano, entre os sabores mais procurados estão os ovos recheados de brigadeiro, mais tradicionais e os ovos recheados com creme de cupuaçu e castanha do Pará. Para ele, a união dos ovos de colher com um doce típico da região é o casamento perfeito.
A nutricionista Natália Mesquita, 34 anos, também está na expectativa para a Páscoa deste ano, pois está organizando um almoço que pretende reunir toda a família após dois anos. Ela irá presentear com familiares e amigos com chocolates para celebrar o momento. “Como alternativa para economizar, eu mesma pretendo fazer os chocolates que vou distribuir. Além de economizar, dessa forma ainda faço algo especial para quem irá receber”, pontua.