Castanheira Shopping inaugura exposição em homenagem às mulheres

Inspirada na Semana de Arte Moderna, mostra enaltece a força da mulher brasileira

Ao longo da história, as mulheres moldaram a experiência humana e transformaram nosso mundo tanto de forma cultural, como socialmente e politicamente. Sabendo disso, o Castanheira Shopping inaugurou a exposição “Mulheres e Arte Moderna: reflexão e inspiração”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, sob a curadoria da Profª. Drª.Rosa Arraes.

Foto: Divulgação.

A inspiração para a mostra veio da Semana de Arte Moderna, que há 100 anos transformou o cenário artístico brasileiro. A exposição destaca a trajetória de quatro grandes mulheres, artistas e a frente de seu tempo, que estiveram ou foram inspirações para este importante movimento.

Para Rosa Arraes, é importante falar sobre a representatividade feminina nas artes. “É necessário trazermos exposições que reforcem a busca pela igualdade de gênero na formação de acervos e que possibilitem ao público ter contato com a arte produzida a partir do ponto de vista das mulheres, independentemente do período ou estilo”, enfatiza.

Por acreditar no valor da arte como promotora de desenvolvimento de nosso Estado, desde 2018, o Castanheira Shopping vem apresentando várias ações voltadas para a educação e cultura. “Investir em cultura é investir na própria sociedade. Por meio de ações culturais é possível transmitir informação e conhecimento para as pessoas, assim como promover encontros de diferentes áreas culturais e gerar debates”, diz o diretor do Grupo Líder, João Augusto Rodrigues.

Foto: Divulgação.

Presença feminina

Quando falamos da “invenção” do modernismo no Brasil, especialmente sobre a Semana de 1922 é imensamente mais comum que as pessoas se lembrem do nome de apenas duas artistas visuais que integraram esse momento da nossa História: Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. É inegável, aliás, que ambas contribuíram muito para o movimento. Sabemos, no entanto, que outras mulheres contribuíram para tornar esse movimento um marco cultural.

Por esse motivo, a mostra promovida pelo Castanheira Shopping destaca, também, as artistas paraenses Julieta França e Antonieta Santos Feio. De acordo com a professora e pesquisadora Rosa Araes, “a efervescência provocada pela Semana de Arte Moderna fez com que essas artistas, que pensavam de forma parecida, se unissem e, naquele momento, a sociedade foi provocada por algo inteiramente diferente. É neste contexto, que estas quatro mulheres, enfrentaram o regime acadêmico e disputaram os espaços com os homens, sendo duramente criticadas por isso”, esclarece.

Homenagem

Com a mostra “Mulheres e Arte Moderna: reflexão e inspiração”, o Castanheira Shopping homenageia todas as mulheres e seus protagonismos na cultura e sociedade. A exposição, além de caráter artístico, tem uma intenção educativa que é ensinar sobre a história e falar sobre o empoderamento das mulheres ao longo dos tempos.

“Essa é uma data importante para refletirmos o lugar que a mulher tem ocupado na sociedade. Para isso, pensamos numa mostra que trouxesse reflexões e promovesse diálogo junto aos nossos clientes”, comenta João Augusto Rodrigues.

Quem circular pelo segundo piso do Castanheira Shopping, até 21 de março, vai conhecer de perto o trabalho dessas mulheres, que atuaram de forma extraordinária na arte brasileira, responsáveis por abrir caminho para muitas outras.

Serviço

Exposição “Mulheres e Arte Moderna: reflexão e inspiração”

Período: até 21.03.2022

Onde: segundo piso

Horário: 10h às 22h00

Exposição gratuita

Com informações da Assessoria