Mercado imobiliário cresce 8% e empresas têm boas perspectivas para 2022

O aumento de preços tem sido um desafio para todos os segmentos de mercado e com a construção civil não é diferente. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria (CBIC), houve um aumento significativo dos custos com materiais de construção nos últimos dois anos, com destaque para o aço, que subiu mais de 90%. Ainda assim, a CBIC observou um crescimento de cerca de 8% no setor, o maior dos últimos 10 anos.

Durante a apresentação do 14º Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua, em novembro do ano passado, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) confirmou que houve uma desaceleração no setor durante o terceiro trimestre de 2021, com uma redução de 87,7% de lançamentos e de 14,7% de vendas em relação a avaliação anterior. Se comparado ao mesmo período de 2020, a queda foi de 95,2% e 25,9%, respectivamente. Ainda assim, para o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, o segmento foi uma importante fonte de postos de trabalho e colaborou com a economia do país.

Na contramão desse cenário, o diretor-executivo da Laje Engenharia, Túlio Damasceno, avalia que apesar das projeções econômicas mostrarem que o desafio será grande, com aumento da inflação, taxa de juros, instabilidade econômica e política, também haverá uma série de oportunidades no mercado. “Diante dessas oportunidades a gente vem se posicionando estrategicamente, sempre buscando entender nossos clientes, suas necessidades”, diz.

A empresa foi criada em 1985, inicialmente focada em obras públicas de pequeno e médio porte. Com o passar dos anos, ainda priorizando a qualidade, pontualidade e segurança, o grupo passou a assumir um posicionamento estratégico no mercado, se destacando entre as principais empresas do segmento. Entre os empreendimentos já entregues, o diretor destaca o Residencial Araçá, Residencial Afonso Gil, Residencial Sublime Residence e Parque Independência.

Túlio Damasceno, diretor-executivo da Laje Engenharia

“Hoje a empresa tem alguns projetos a serem ofertados ainda 2022. Estamos neste momento finalizando algumas pesquisas de mercado e estudos de inteligência. A gente vem hoje se apoiando em alguns dados para realmente mitigar riscos de lançamento. A Laje entrou na pandemia muito bem estruturada, o que acabou nos dando possibilidade de crescimento. Estamos com três incorporações em desenvolvimento, com previsão de lançamento para este ano. Então, os números têm se apresentado de maneira satisfatória, com um crescimento bem sólido em termos de números econômicos e financeiros”, conclui Túlio.