Em busca da diversidade, empresas definem metas para se tornarem mais equânimes entre gêneros

Falar sobre diversidade nas empresas é ter uma equipe com diferentes formações, gêneros, raças, experiências e visões de mundo. A riqueza, principalmente de ideias e percepções, abre portas para várias possibilidades na solução de problemas e condução de tarefas. O investimento na diversidade nas organizações, principalmente no setor mineral, foi um dos temas em discussão no mês de fevereiro, em mais uma edição do Simineral ON.

Foto: Divulgação.

Incluir minorias é um dos focos da Norsk Hydro, que investe em programas de inclusão, como com o Programa Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIP), que tem como objetivo promover a representatividade alinhado com a sociedade, segundo o Global Business Service de Recursos Humanos da Hydro, Milton Bezerra. Hoje, a empresa conta apenas com 16% de mulheres em seu quadro de funcionários. Um cenário que já começa a ser transformado.

Um exemplo disso é o programa de trainee “Viva o seu talento 2022”, direcionado para pessoas que se identificam com o gênero feminino. “As inscrições foram abertas há cerca de uma semana, e nós tivemos mais de 2 mil inscrições até agora, o que é super positivo. As inscrições ficam abertas até o dia 7 de março, e as pessoas podem se inscrever no site traineehydro2022.com.br”, informou.

“O DIP promove uma mudança comportamental e cultural na nossa empresa. O programa abrange, além dessa mudança cultural, dá foco a essas minorias, como por exemplo, pessoas com deficiência, diferentes raças e etnias e o público LGBTQIA+. Nós procuramos manter essa mudança cultural através de treinamentos, através de treinar toda a liderança da empresa no programa. Não só com as lideranças, mas também está aberto a todos os funcionários justamente para proporcionar um ambiente mais inclusivo, não só em abrir vagas, mas também como a organização recebe essas pessoas para que isso seja realmente um ambiente inclusivo”, afirmou Bezerra.

A diversidade no setor mineral é uma pauta cada vez mais urgente e atual, conforme explica a Diretora Executiva do Simineral, Poliana Bentes. “As empresas do setor da mineração incorporam a diversidade de gênero como um pilar fundamental em seu plano de negócios. A ampliação do espaço de mulheres na mineração, por exemplo, ano a ano, vem sendo trabalhada e, no futuro, consolidada para que a equidade e diversidade possa ser cada vez mais um comprometimento entre as empresas, a fim de gerar melhores formas de criar um ambiente de trabalho mais equilibrado”, afirmou Poliana.

Em um mercado cada vez mais globalizado, a diversidade nas organizações vai além de respeitar e aceitar as diferenças, de acordo com a Diretora. “A diversidade no trabalho significa que os funcionários terão características e origens diferentes, além de ter uma variedade de habilidades e experiências, o que implica ter acesso a perspectivas diferentes, impactando positivamente no planejamento e execução de estratégias de negócios”, concluiu.

Serviço

SimineralON

Com informações da Assessoria.