Jovens músicos do Vale Música Belém se apresentam na Expo Dubai

Dezesseis participantes do projeto estão entre os integrantes do Programa Vale Música que representarão a música brasileira em dois concertos no Dubai Millennium Amphitheatre

Jovens músicos de Belém partiram na quinta (10/2) para escala e Vitória e em seguida para Dubai, para dois concertos na Expo Dubai
Foto: Divulgação

Os participantes do projeto Vale Música Belém (PA), juntamente com outros integrantes do Programa Vale Música, levarão os visitantes da Expo Dubai para um passeio musical pelas paisagens e cultura regional brasileiras. Os jovens se apresentam em dois concertos, nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Dubai Millennium Amphitheatre. Levado pela música, o Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2), de Heitor Villa-Lobos, um dos compositores sul-americanos mais conhecidos de todos os tempos, conduzirá o público em uma viagem encantada pela riqueza natural brasileira, através dos sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica, chegando, em um doce balanço, ao Rio de Janeiro. As apresentações marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil. Os concertos serão transmitidos pelo canal da Expo Dubai, às 17h no horário dos Emirados Árabes, ou às 10h no horário de Brasília.

Os biomas também simbolizam os estados de origem dos participantes – Pará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. A orquestra, composta por 45 jovens músicos, será regida pelo maestros Eduardo Martinelli (MS), Renan Cardoso (PA) e Eduardo Lucas da Silva (ES), e terá como spallas Caio Fortunato, Igor Amaro e Lucas Anízio, respectivamente.

Vale Música Belém na Expo Dubai
O grupo de alunos do projeto Vale Música Belém que participará das apresentações conta com Felipe Ryan Viana, Gabriel Carneiro, Giovan Amaral, Vivian Pinho e Ludmila Higino (violino); Henrique Correa e Vitor Gregório Freitas (viola); Ígor Amaro (violino-Spalla); Ingridy Silva, William Ambé e Lucas Santiago (violoncelo); João Marcos Matos (clarinete); Julyana Nayara Carvalho e Marcos Matos (percussão); Victor Barral (flauta) e Renan Cardoso (regente).

Eles chegaram ontem (10/2) em Vitória (ES) e se unirão à Orquestra Vale Música, com os jovens músicos do Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, para três dias de ensaio. No dia 15/2, chegam a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos para as apresentações nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Dubai Millennium Amphitheatre. Serão tomados todos os cuidados em relação à Covid-19, seguindo as orientações das autoridades de saúde, como uso de máscara, distanciamento e realização de testes.

A jovem Ludmila Rafaelly Pires Higino, 16 anos, participa do projeto Vale Música Belém desde os 10 anos de idade e há cinco anos toca violino. Ela, que fará sua primeira viagem internacional, tem boas expectativas para a viagem. “É muito bom fazer parte de um projeto que disponibiliza essas experiências para alunos de escolas públicas, por exemplo. Estou indo para uma cidade linda, como Dubai, e fazendo o que eu amo. Isso é muito gratificante!”, comemora.

Para a coordenadora do projeto, Marília Caputo, a jornada dos alunos já começa com essa oportunidade que o Programa Vale Música proporciona. “Eles estão tendo contato com a música brasileira, por meio dos outros ritmos, danças e novos regentes que trazem informações dessas outras regiões”, explica.

Marília também destaca o ineditismo da viagem e da apresentação. “Muitos dos nossos alunos nunca fizeram uma viagem internacional e a primeira apresentação internacional. E a oportunidade de apresentação na Expo Dubai é incrível. Nós podemos compartilhar a nossa cultura, a nossa música com pessoas do mundo inteiro”.

Por conta da Covid-19, os alunos estão recebendo uma série de cuidados, como realização de testes PCR desde o embarque, em Belém, na chegada à Dubai até o dia da apresentação. Além disso, os músicos estão com certificado vacinal em dia e recebendo reforço quanto as medidas preventivas à pandemia.

O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que visa incentivar e fortalecer a formação de crianças, adolescentes e jovens para música de concerto no Brasil. O programa cria uma rede de colaboração entre orquestras parceiras para incrementar o ensino e a aprendizagem nos projetos de música patrocinados pela Vale, com intercâmbios entre estudantes e professores, aulas e residências artísticas. Atualmente, o Programa Vale Música conta com cinco polos de formação nos estados do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo envolvendo mais de 1.000 alunos e 250 profissionais.

Programa
PARTIDA
O TRENZINHO DO CAIPIRA (Heitor Villa-Lobos)
Arranjo: Eduardo Martinelli
Regência: Eduardo Martinelli

CAATINGA
SUITE CENTENÁRIA:
Xote das Meninas (Luiz Gonzaga/Zé Dantas)
Baião (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)
Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)
Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)
A Vida do Viajante (Luiz Gonzaga/Gonzaguinha)
Arranjo: Gilson Santos
Regência: Renan Cardoso

AMAZÔNIA
Boi Bumbá (Waldemar Henrique)
No Meio do Pitiú (Dona Onete)
Arranjos: João Marcos Palheta
Regência: Renan Cardoso

PANTANAL
Meu Pião de Brinquedo (H. Gimenez)
Mercedita (Ramon Sisto Rios)
Arranjo: Eduardo Martinelli
Regência: Eduardo Martinelli

MATA ATLÂNTICA
PAISAGENS CAPIXABAS:
A Baleia (Folclore)
Iaiá, você vai à Penha (Folclore)
Madalena do Jucu (Folclore)
NA PUXADA DE REDE (Amaro Lima e Chocolate)

RETRATOS BRASILEIROS:
Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu)
Brasileirinho (Waldir Azevedo)
Na Glória (Raul de Barros/Ari dos Santos)
Flor de Lis (Djavan)
Berimbau (Baden Powell/Vinícius de Moraes)
Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
Pra que chorar?(Baden Powell/Vinícius de Moraes)
Aquarela do Brasil (Ary Barroso)

Arranjo: Gilson Santos
Regência: Eduardo Lucas

Com informações da assessoria