Homeopatia: a ciência que cura, previne e promove a saúde

Foto: Divulgação

Reconhecida no Brasil somente em 1980 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a homeopatia se diferencia das demais especialidades porque não trata somente os sintomas ou as doenças, mas sim o paciente.

Por isso, realiza uma análise minuciosa da vida da pessoa, incluindo seus hábitos e histórico familiar, para descobrir a causa-raiz do problema e, assim, propor o melhor medicamento para minimizar suas queixas e devolver o seu equilíbrio corporal.

Para fins comparativos, no tratamento convencional, se um paciente está com enxaqueca, ele toma remédio e a dor some – mas pode voltar. Na homeopatia, é feita uma investigação das causas e dos gatilhos que levam às crises. Assim, o tratamento é direcionado para a origem, de forma a diminuir ou mesmo bloquear novas ocorrências.

De acordo com a farmacêutica Porfiria Pinto Marques, “ a homeopatia tem como objetivo reequilibrar a energia vital da pessoa e elevar a sua imunidade para que seja possível obter a cura”.

A cura não representa a ausência de doença, mas sim o restabelecimento da saúde física, emocional e mental – que, quando está em desequilíbrio, leva ao surgimento dos distúrbios.

De forma geral, é possível procurar a homeopatia para tratar qualquer tipo de problema físico ou emocional. Ela pode ser utilizada como método principal ou coadjuvante, visto que também tem a função de complementar determinados tratamentos.

“Mesmo quando não pode curar a doença em si, por ser mais grave ou crônica, essa especialidade ajuda a minimizar seus sintomas e, com isso, melhorar a qualidade de vida”, afirma a farmacêutica.

Dentre as doenças físicas que podem ser tratadas com as práticas homeopáticas, as principais são a asma, rinite, sinusite, amigdalite de repetição e distúrbios da tireoide. De forma coadjuvante, também é possível melhorar os sintomas de pacientes portadores de diabetes, câncer e artrite reumatóide, entre outros.

Já entre as desordens mentais que a homeopatia oferece resultados satisfatórios, estão a ansiedade, depressão, pânico , insônia, dificuldade de concentração e desânimo.

Como não possui efeitos colaterais nem contraindicações, a homeopatia também pode ser recomendada para crianças. “Na infância, pode minimizar sintomas como inquietude, agitação, medo e problemas comportamentais, em geral”, finaliza Porfiria.

Com informações da assessoria