Contador destaca principais tendências de negócios para 2022

Foto: Kevin Hendrix

Com o aumento dos níveis de desemprego no país, cada vez mais, a população tem buscado o empreendedorismo como saída para a crise. Dados da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) mostram que houve um aumento de 23,10% no registro de Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2021, em comparação a 2020; e de 5,73% no número de Microempresas (ME), totalizando 90.617 novas empresas abertas, maior número já registrado pela autarquia.

Mas montar o próprio negócio não é tarefa fácil. Para quem quer sair na frente, estudar a fundo e montar um bom planejamento são essenciais para dar os primeiros passos. É o que aconselha o contador e consultor financeiro de empresas, Ewerton Ribeiro.

“Primeiramente, é preciso entender que sempre podemos melhorar. Portanto, coletar dados e analisar os resultados devem ser uma constante para qualquer negócio. Estudar para entender melhor o ramo de atuação, clientes e os concorrentes é fundamental, além de conhecer tanto o ambiente externo quanto o interno da sua empresa”, diz.

De acordo com o especialista, a pandemia lança mais um desafio para quem deseja começar a empreender nessa retomada: adaptar antigos modelos de negócios às possibilidades atuais de acesso do cliente ao produto ou serviço oferecido. “É importante destacar que existirão diferenças e que surgirá um novo conceito de normal. Entender este cenário tornará mais fácil a adaptação e poderá reduzir os riscos do negócio”, reforça.

Ewerton aproveita para dar algumas dicas para direcionar os novos empreendedores: “Faça uma pesquisa e veja se o seu público-alvo mudou; analise as tendências pós-pandemia; reavalie seu modelo de negócio; capacite e valorize os seus colaboradores e invista em tecnologia”, orienta o contador.

Atualmente ocupando o cargo de conselheiro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará, Ewerton é pós-graduado em Gestão Tributária e em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), e atua como professor universitário em cursos de Graduação e Pós-Graduação na área contábil. Para 2022, ele elenca algumas das principais tendências de negócios:

E-commerce
Loja virtual com muito menos custos que lojas físicas.

Dropshipping
Uma forma em que o empreendedor se torna um intermediário entre o cliente e a empresa que vende o produto ou serviço.

Marketplace
Tipo de site que reúne diversos catálogos em um só lugar, como uma espécie de shopping online.

Logística
O destaque são as transportadoras e empresas de frete, que ficaram em evidência com o aumento de vendas online.

Atividades Home Office
Tendência que se ampliou fortemente nos dois últimos anos e será aprimorada em 2022.

Ensino a distância
Modalidade de educação com menos custo, tanto para quem compra quanto para quem fornece.

Modelo de assinatura
O consumidor tem a opção de receber em casa o produto ou serviço contratado em modelo de assinatura, podendo não apenas consumir, mas viver uma experiência diferenciada.

Energias renováveis
Um importante fator de sustentabilidade e redução de custos para os clientes, estará cada vez mais em pauta na sociedade.