Entrevista com Renan Vieira, contador e consultor financeiro credenciado ao SEBRAE-PA

Foto: Arquivo pessoal

Está pensando em empreender em 2022? Nesta entrevista exclusiva para o Cenário News, Renan Vieira, contador e consultor financeiro credenciado ao SEBRAE-PA e sócio fundador da ACR Consultoria e Contabilidade, explica o passo a passo para realizar esse projeto. Na área contábil e financeira desde 2009, a ACR atende diversos clientes de vários segmentos.

Quais os passos para abrir uma empresa?

No Brasil, abrir uma empresa já foi mais lento e difícil, hoje em dia esse processo se torna mais acelerado devido ao REDESIM (Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), porém ainda tem muito a crescer. O primeiro passo para se abrir uma empresa é pedir a viabilidade junto a Junta Comercial do Pará, onde eletronicamente esse processo irá ser aprovado pelos órgãos fiscalizadores. Sua viabilidade sendo aprovada, basta fazer o recolhimento das taxas e por último registrar o seu contrato na Junta.

O que é preciso ter em mãos para o cadastro?

Você irá precisar dos dados pessoais dos sócios, número do sequencial do imóvel onde será localizado o estabelecimento, e para uma abertura mais rápida e digital, precisará que os sócios tenham o certificado digital E-CPF, assim poderão assinar eletronicamente os contratos, acelerando ainda mais os processos de abertura.

Por que é importante se formalizar?

Além de cumprir as obrigações legais com o fisco, os serviços financeiros, fornecedores, entre outros parceiros de negócios, só aceitam trabalhar com empresa formais, ou seja, empresas formalizadas com CNPJ e demais registros. Assim, você consegue ter menores custos e ser mais competitivo.

Quanto custa abrir uma empresa no Estado? Quanto tempo leva?

O custo para abrir uma empresa é relativo, por conta de quantas e quais atividades serão exercidas pela empresa. Dependendo da atividade você será taxado por determinado órgão para obter as licenças de funcionamento ou operação. Tem órgão que taxa por atividade, então tome cuidado nas atividades que talvez você exerça na sua empresa e utilize somente as que serão executadas de fato. O tempo em média dura de 7 até 15, dependendo se será necessário vistoria in loco.

Quais os principais erros do processo de abertura de uma empresa?

Os principais erros estão na escolha da razão social, uma vez que poucos conhecem o código civil Brasileiro e as normas do DREI (Departamento Nacional de Registros Empresarial e Integração), com isso o processo acaba entrando em exigência. Outro erro muito comum é na escolha do tipo societário, pois alguns tipos de sociedade são registrados na Junta Comercial do Estado, outras em cartórios e até em entidades de representação profissional, como por exemplo a OAB, que registra as próprias pessoas jurídicas de caráter advocatícios. Por último, o erro de escolher atividades demais, sem que tenha certeza que irá exercê-las, com isso aumentado o custo tanto na abertura quanto na sua formação de preço, uma vez que as licenças são cobradas anualmente.

De que forma uma profissional contábil pode auxiliar nesse processo?

O contador é o profissional indicado para conduzir esse processo de forma célere e segura, otimizando o tempo e os custos da abertura de empresa, uma vez que abrir por conta própria pode tornar a abertura mais lenta e custosa. Fora que abrir uma empresa não é somente tirar um CNPJ, é preciso um planejamento que envolve estratégias tributárias, trabalhistas e financeiras.