O ano de 2021 foi marcado por grandes desafios, mas também pelo grande avanço na melhoria do ambiente de negócios e prospecção de novos investidores para o Pará, graças ao trabalho do Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec). Sobre o assunto, o Cenário News News conversou com o Presidente da Codec, Lutfala Bitar.
Presidente, como o senhor avalia o trabalho da Codec ao longo de 2021?*
O foco das ações realizadas pela Codec em 2021 foi a geração de emprego e renda através de políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios e prospecção de novos investidores para o Pará. Atuamos de forma direta em todas as regiões de integração do Pará, e proporcionamos a entrada de 16 novas empresas em nosso Estado através do programa de captação e atração de novos investimentos.
A Codec também tem o papel de auxiliar os investidores na identificação dos melhores locais para investir. Quem foram os principais investidores do Pará nos últimos três anos? De onde eles são e quais as principais áreas de investimento?
Temos hoje 173 empresas em plena atividade industrial, funcionando em nossas áreas industriais e em municípios parceiros. Cada empresa tem um valor fundamental para o crescimento econômico da nossa região. Temos parceria com empresas multinacionais que vieram de outros países e também nacionais. Mas atrair os empresários locais também é uma ótima oportunidade de mostrar os nossos produtos para o mundo. Por isso trabalhamos a atração de investimentos para qualquer lugar do mundo, inclusive de nosso Estado.
Como tem sido o diálogo entre o investidor e entidades da classe empresarial ligadas ao setor produtivo? Quais os principais programas ou projetos nesse sentido?
Temos parcerias com diversas prefeituras e entidades ligadas aos setores produtivos. E em parceria com esses municípios, através de um Protocolo de Intenções assinado entre as partes, realizamos ações de mapeamento dos melhores locais para investir no Pará, de acordo com a necessidade dos investidores. Quando uma empresa pretende se instalar em nossa região. Já temos preparado o Guia do Investidor no qual serve como um catálogo de informações pertinentes para que ele compreenda de forma mais ágil qual região tem mais oportunidades de acordo com o negócio do investidor. Além disso, oferecemos aos municípios treinamentos que capacitem servidores locais para que eles possam elaborar um planejamento estratégico para fortalecer as cadeias produtivas daquele município.
Como funciona o InvestPará e quais os destaques desta iniciativa nos últimos anos?
O InvestPará é uma plataforma de atração de investimento. Nele é possível que o investidor, do lugar onde ele estiver, acesse as ações, e identifique para o seu negócio, as vantagens de investir no Pará. Nele são publicados conteúdos mostrando as ações de avanço econômico da região. O investidor pode também acessar de qualquer lugar do mundo o Guia do Investidor de vários municípios do Estadso. Nesse guia é possível conhecer as principais cadeias produtivas e a estrutura de logística desses municípios, identificando quais atividades são mais compatíveis de acordo com o município que ele pretende investir.
O que podemos esperar para 2022? Quais os principais projetos da Codec?
2021 foi um ano de grandes avanços estratégicos para a Codec que vão gerar grandes resultados em 2022. Entre eles está a criação do Condomínio Industrial de Castanhal e os Distritos Industriais do Marajó em Breves, de Santarém e de São João de Pirabas. Em Castanhal já estamos em fase de implantação do condomínio que terá 143 hectares para novos investidores. Em Breves, adquirimos recentemente em parceria com o Governador Helder Barbalho, a área que será instalado o Distrito Industrial do Marajó que já possui investidores interessados em adquirir lotes.
Essas ações refletem o grande esforço da Codec em ampliar o número de Distritos Industriais que há mais de 30 anos não cresciam. E temos a previsão de dobrar o número dessas áreas de quatro para oito com ações da atual gestão.