Iniciativa do Sebrae premia professores paraenses

Foto: Carlos Borges

Na última sexta-feira (10), foram divulgados os vencedores da etapa estadual da 2ª Edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A cerimônia reuniu professores, representantes das instituições de educação dos finalistas, além de analistas e técnicos da instituição.

Lídio Paz dos Santos, Anselmo Augusto Fernandes Costa, Jordânio Silva Santos e Gustavo Passos Fortes foram os vencedores nas categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Educação Profissional e Educação Superior, respectivamente. Eles receberam troféu Ouro, certificado e uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo, com carga horário de 360 horas.

Os primeiros colocados de cada categoria também terão a oportunidade de participar da cerimônia de premiação nacional, a Bett Educar, que ocorrerá em 2022, com todas as despesas custeadas pelo Sebrae.

Os segundos e terceiros colocados receberam, respectivamente, troféus Prata e Bronze, além dos certificados. Todos os finalistas também terão visibilidade nacional, uma vez que os trabalhos vencedores serão divulgados e publicados no CER (Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora) Histórias.

Foram inscritas na premiação, atividades pedagógicas aplicadas tanto em aulas específicas, quanto de maneira interdisciplinar, sem uma duração de tempo específica, abrangendo cursos, competições, ações nas comunidades nos arredores da instituição e outros formatos. As práticas educacionais em questão foram ministradas no período entre maio de 2019 e junho de 2021.

O Pará foi o quarto estado com o maior número de inscritos em âmbito nacional e o primeiro lugar na região Norte, com 42 inscrições. Os doze professores finalistas atuam em oito municípios do estado: Belém, Ananindeua, Breves, Juruti, Tracuateua, Soure, Gurupá e Rondon do Pará. 

“Além da valorização e do reconhecimento desses professores que implementaram práticas empreendedoras, a importância também está em divulgar essas práticas em âmbito estadual e inspirar outros professores”, pontua a gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae no Pará, Renata Batista.

O programa Sebrae de Educação Empreendedora visa a valorização de projetos criativos e inovadores que, de alguma forma, possam estimular competências empreendedoras nos estudantes. O foco da iniciativa é fomentar uma consciência em torno do empreendedorismo, como uma ferramenta que pode ser levado para a vida prática e não apenas para geração de negócios.

O analista do Sebrae Nacional Higor Santana, reforça que é importante desmistificar a visão superficial sobre empreendedorismo.  “Quando se fala em educação empreendedora, normalmente as pessoas associam a negócios. Mas o termo é algo muito mais amplo, trabalhamos competências empreendedoras que podem ser aplicadas no exercício do ofício de professor e desenvolver habilidades nos alunos que podem servir para a vida para o profissional deles”, enfatiza o analista, que trabalha na Unidade de Cultura Empreendedora.

Primeiros colocados

Lídio Paz dos Santos, do município de Juruti, conquistou a primeira colocação estadual na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais com o Projeto horta na escola – ambiente ecoalfabetizador. O professor sente que representa um pouco de cada colega do município com a conquista. “O prêmio é de suma importância, pois representa um incentivo para continuarmos lutando por uma educação de qualidade”.

Já na categoria Ensino Fundamental Anos Finais, o primeiro lugar foi para o professor Anselmo Augusto Fernandes Costa, com o projeto Reusetech – Reutilizando resíduos sólidos para a educação tecnológica. Anselmo tem um trabalho de cunho socioambiental e inclusivo. O professor trabalha na escola pública Tiradentes I, em Belém, e ressalta a relevância da conquista neste contexto. “A escola pública, muitas vezes, é negligenciada, existem muitos trabalhos importantes nesse ambiente, mas invisibilizados. Esse troféu representa muito para o trabalho desenvolvido”.

Jordânio Silva Santos, do IFPA Campus Belém, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Profissional. “Trabalhamos com muitas habilidades empreendedoras, para desenvolver técnicas de empreendedorismo nos alunos. O trabalho é feito por eles, nos damos o direcionamento. O prêmio nos enche de orgulho, pois ser reconhecido nesta proporção é uma grande satisfação “, destaca o professor.

Na categoria Ensino Superior, a primeira colocação ficou com Gustavo Passos Forte, que atua em Rondon do Pará, sudeste paraense, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

“Em Rondon do Pará, atuamos de forma estratégica, estimulando habilidades empreendedoras nos alunos e, ao mesmo tempo, dando resultados reais à comunidade, para que esta seja impactada. O prêmio um reconhecimento do trabalho desenvolvido”, afirma Gustavo.

Vencedores

Categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais)

1º lugar

Professor: Lídio Paz dos Santos

Projeto: Projeto horta na escola – ambiente ecoalfabetizador

Instituição de Ensino: EMEIEF Antônio Moreira Rocha

Município: Juruti

Equipe: Edimara de Souza Tavares, André Oliveira da Silva, Rocilene Paz Noguera

2° lugar

Professor: Ernani Cabral de Vasconcelos Filho

Projeto: Projeto nos horizontes da leitura

Instituição: Escola Municipal Profª Dagmar Gonçalves

Município: Soure

Equipe: Núbia Regina Fonseca da Silva, Simone Nunes Vale, Ivaneide Vasconcelos Dias, Ruth Helena Assis dos Santos

3º lugar

Professora: Maria Antônia Ramos dos Santos

Projeto: Programa a educação nas ondas do rádio: se o aluno não pode ir à escola, a escola vai até o aluno

Instituição: Escola Municipal Mariaocay

Município: Gurupá

Equipe: Valdirene Aparecida Pena de Brito, Maria Francidalva Nunes Pena, Maria Antônia Ramos dos Santos, Suilan Coimbra Vilhena, Silvana da Rocha Mourão

Categoria Ensino Fundamental (Anos Finais)

1º lugar

Professor: Anselmo Augusto Fernandes Costa

Projeto: Reusetech – Reutilizando resíduos sólidos para a educação tecnológica

Instituição: Escola Estadual Tiradentes

Município: Belém

2° lugar

Professor: Helison Geraldo Ferreira Cavalcante

Projeto: Nossa história da família: um olhar dos socioeducandos sobre infância, mulheres e a música popular brasileira – MPB

Instituição: Escola Estadual Prof Antônio Carlos Gomes

Município: Ananindeua

Equipe: Maria do Socorro Aparecida Vale de Souza, Klebson Nonato Melquíades de Andrade, Reginaldo Carneiro do Nascimento, Raimundo Dickson Ferreira Neto

3° lugar

Professora: Marta do Socorro Monteiro Gonçalves Paes

Projeto: Rota de preservação dos campos naturais

Instituição: Escola Municipal Francisco Nascimento

Município: Tracuateua

Equipe: Antonio Dhonatan da Rosa, Misael Melo da Silva, Fernanda Cristina da Costa Felipe, Benedito Reis da Silva, Fabiola dos Santos Nogueira

Categoria Educação Profissional

1° lugar

Professor: Jordânio Silva Santos

Projeto: Práticas educacionais aplicadas: inovações metodológicas para a formação empreendedora

Instituição: IFPA – Campus Belém

Município: Belém

2° lugar

Professor: Wagner Luiz Nascimento do Nascimento

Projeto: Projeto “live-se”: um espaço para troca de saberes

Instituição: IFPA – Campus Breves

Município: Breves

Equipe: Júlia Siqueira Moreau, Fabrício Nilo da Silva

3° lugar

Professora: Ana Célia Barbosa Guedes

Projeto: Poadaula

Instituição: IFPA – Campus breves

Município: Breves

Categoria Ensino Superior

 1° lugar

Professor: Gustavo Passos Fortes

Projeto: Consultoria na prática e empreendedorismo – pré-consultores UNIFESSPA

Instituição: Universidade Federal do Sul e Sudeste DO Pará – UNIFESSPA

Município: Rondon do Pará

Equipe: Juliana Moreira Santos

2° lugar

Professora: Marcele Fonseca Passos

Projeto: ECOSS / Óleos vegetais amazônicos: desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica

Insituição: Universidade Federal do Pará

Município: Belém

Equipe: Elcio Malcher Dias Junior, Tainara de Paula de Lima, Caio Augusto de Almeida Canelas

3° lugar

Professora: Kátia Maki Omura

Projeto: Gestão e empreendedorismo em terapia ocupacional

Instituição: Universidade Federal do Pará

Município: Belém

Equipe: Iara Neves Oliveira

Com informações da assessoria