Contratar ou terceirizar?


Atualmente, a discussão sobre contratar ou terceirizar tem sido uma dúvida recorrente para empresários de todo o país. O surgimento de novos modelos de negócios como: startups, empresas digitais e ambientes de coworking têm colaborado para um trabalho mais flexível. Esse efeito tem obrigado até mesmo as maiores empresas a buscar um modelo mais ágil de atuação. Sobre o assunto, conversamos com Antônio Romero, gerente da Unidade de Projetos Estratégicos do Sebrae no Pará

Você poderia comentar sobre as vantagens de cada um dos modelos de contratação?
As novas formas e abordagens de trabalho estão diretamente ligadas ao mindset destes novos modelos de negócios, seguindo a lógica de sturtups – focadas em um ciclo de aprendizagem mais ágil, crescimento em escala e flexibilidade em processos para que o foco esteja no produto, serviço e experiência. Este modelo tem ganhado espaço nas demais empresas que já estão consolidadas no mercado e principalmente nos pequenos negócios, como alternativa para direcionar os esforços no principal foco da empresa.

No contexto dos pequenos negócios, o modelo de contratação de colaboradores possuí a vantagem quando aplicado para funções ou áreas que necessitem de um acompanhamento contínuo ou gerencial, cabendo um desenvolvimento dos colaboradores com a proposta e missão da empresa.

Para necessidades pontuais, mesmo que influenciem diretamente no produto ou serviço final deste pequeno negócio, torna-se mais oportuno estabelecer relações contratuais por meio da terceirização.

O que é importante analisar antes de decidir qual modelo de contratação adotar?
Dentre os principais pontos de atenção para qualquer pequeno negócio, está a gestão financeira e estratégica (gerenciar o dinheiro, o que fazer e como aplicar). Logo antes de adotar um dos modelos ou ambos, torna-se fundamental ter controle e projeção dos custos dessas ações e qual o retorno esperado.

A terceirização está sempre ligada à redução de custos. Ela realmente tem um custo menor?
A terceirização não está sempre relacionada a redução de custos, ela pode e deve estar associada a itens como estratégia de negócios, levando em consideração que toda aplicação de algum dinheiro nas empresas, deve visar um retorno.