A arte milenar dos tapetes orientais é tema de exposição inédita em Belém

Serão mais de 50 peças, incluindo os famosos tapetes persas, feitos à mão por artesãos de várias regiões do oriente. A exposição também terá programação interativa para o público. A abertura contará com participação especial do músico Salomão Habib

Foto: Divulgação

“Tapetes do Oriente: A Magia da Arte Milenar” é o nome da bela exposição aberta em Belém na sexta-feira, 26, no espaço Do It Coworking, com apresentação de mais de 50 peças, incluindo os famosos tapetes persas, feitos à mão por artesãos de várias regiões do oriente. Belém é a primeira capital a receber a exposição, um projeto que pretende circular pelas principais capitais brasileiras em 2022.

“Nunca houve registros de uma exposição de tapetes orientais dessa magnitude na cidade. E olha que Belém já foi rota de passagem de exposições de arte desde o século XIX. Artistas do mundo inteiro passaram por aqui durante a Bèlle Èpoque. É realmente um evento imperdível! Um programa para ser feito por toda família.” destaca a historiadora da arte e curadora da exposição, Caroline Heera Fernandes.

Por ser um evento que reúne história, arte e cultura, Caroline acredita que será uma rica oportunidade para os estudantes conhecerem mais a fundo as tradições milenares dos povos do Oriente. “Os tapetes foram criados por povos nômades que viviam no deserto. E hoje, milhares de anos depois, um tapete artesanal pode fazer com que você se sinta em casa em qualquer lugar do mundo! Como filha de imigrantes na Amazônia e que adora viajar, isso faz todo sentido pra mim.”, revela a curadora.

A exposição tem visitação gratuita e classificação é livre. Ficará aberta até 12 de dezembro, data da programação do Projeto Circular Campina e Cidade Velha, o que será mais um atrativo para o público que estiver visitando o centro histórico da capital.

Uma curiosidade sobre os tapetes em exposição é que 20 deles vão participar do longa-metragem brasileiro “Relato de um certo Oriente”, inspirado na obra de Milton Hatoum, que está sendo filmado em Belém.

Programação Paralela

Durante o período da mostra, haverá programação paralela para os visitantes e em datas específicas, que incluirá palestras e bate-papos com especialistas e imigrantes no Pará.

“Os visitantes também vão aprender como diferenciar um tapete original feito à mão de um tapete industrial. E vão ver de perto os famosos tapetes persas, conhecidos como os mais lindos do mundo. Eles são feitos à mão na região do Irã, antiga Pérsia, onde teve início essa tradição milenar da tapeçaria.”, explica Caroline.

O projeto da exposição foi idealizado por quatro mulheres empreendedoras e cheias de criatividade. Os tapetes foram trazidos para Belém por Caroline Heera Fernandes (professora visitante da UFPA até 2017), e pela empreendedora argentina Camila Marchesotti, apaixonada pelas estampas e tecidos como expressão cultural. Em Belém, o evento foi idealizado pela ex-diretora do MABE e gestora do Do It Coworking, Maria Amélia Morgado, e pela professora de História da Arte do IECG (Instituto Carlos Gomes) e diretora do Palacete Bolonha, Rosa Arraes.

O evento de abertura, no dia 26/11, a partir das 17 horas, promete ser uma experiência sensorial completa, com realização de coquetel e apresentação especial do músico Salomão Habib. O evento obedecerá todos os protocolos oficiais de segurança referente à pandemia.

Confira a programação completa:

Dia 26/11 (sexta-feira) – 17h às 21h

17h – Abertura para o público

18h – Abertura oficial, como apresentação de Maria Amélia Morgado

Sinopse da Exposição “Tapetes do Oriente: A Magia da Arte Milenar”, com a curadora Caroline Heera Fernandes

Coquetel Temático – DeBem.com.vc

19h30 – Apresentação Musical: Salomão Habib

Dia 02/12 (quinta-feira ) – das 17h-19h
Relato de Experiência: “Oriente”

Evento híbrido com participação de Atilla Kus (Turquia) e Mossadik Hussain (Paquistão)
Mediadora: Sônia Albuquerque (antropóloga)

Dia 12/12 (domingo) de 10h – 14h
programação no circular campina cidade velha
11h – mesa redonda: “O papel da iniciativa privada no mercado brasileiro de bens culturais”, com Caroline Heera Fernandes e convidados

Serviço:

Exposição “Tapetes do Oriente: A Magia da Arte Milenar”, de 26/11 a 12/12
no Do It Coworking (Rua Avertano Rocha, 192 – Campina – Belém/PA). Visitação de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h. No domingo, dia 12/12, ficará aberta das 10h às 14h.

Com informações da assessoria