Entrevista com Boby Munhoz, superintendente do Shopping Bosque Grão-Pará


O Shopping Bosque Grão-Pará está há seis anos em Belém e tem se destacado em sua recuperação após a fase mais crítica da pandemia do coronavírus. O empreendimento apresentou recentemente um aumento no fluxo de clientes de mais de 51% neste ano, o que também trouxe impacto positivo nas vendas. A coluna conversou com o superintendente do Shopping, Boby Munhoz, que comenta sobre o tema.

Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers, houve um aumento de 6% nas vendas no Estado, no início do segundo semestre, a que você atribui esse aumento?

Os dados da pesquisa vêm de encontro aos nossos números, tivemos um aumento de fluxo no mês de agosto deste ano, comparado com agosto de 2019. Acreditamos que um dos principais motivos desse incremento foi principalmente a semana do Dia dos Pais e também a flexibilidade das novas regras de proteção sanitária do Governo Estadual, reforçado com o avanço da vacinação, que trouxe uma maior segurança à população.


O que este dado significa para o setor?
O impacto positivo de crescimento em fluxo e vendas, aumenta as expectativas dos empresários em recuperar e a investirem em novas contratações além de abrirem oportunidades para novos negócios, consolidando o mercado que vem em uma curva de ascensão, a exemplo das últimas negociações que firmamos, as quais totalizam em 10 lojas que irão inaugurar até o final deste ano.


Quais as expectativas para as vendas até o fim deste ano?
Entramos nos melhores meses do varejo, onde a campanha Black Friday e o Natal trazem uma expectativa de vendas que deve superar uma demanda reprimida de quase dois anos. Estamos muito otimistas e preparando muitas ações que irão encantar e fidelizar ainda mais nossos clientes.
Quais alternativas foram usadas no shopping para manter e incentivar as vendas durante a pandemia da covid-19?
Nossos cuidados com a higienização e com os protocolos da vigilância sanitária são rigorosamente cumpridos diariamente. Descobrimos com a pandemia que poderíamos nos reinventar e através do e-commerce, nossas lojas física obtiveram bons resultados, inclusive com crescimento de alguns segmentos. Desta forma uma de nossas estratégias foi de investir no mercado do digital além do apoio aos nossos lojistas.