
Premiação visa valorizar as boas práticas dos gestores públicos para estimular o ambiente de negócios nos municípios
Gestores municipais que tenham implementado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública podem inscrever as iniciativas na 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de fevereiro de 2022, gratuitamente, pela internet (pa.sebrae.com.br).
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi lançado no último dia 25, com a presença de vários prefeitos, secretários de Estado e representantes da sociedade civil. “É um reconhecimento de prefeitos que aplicam boas práticas de incentivo ao empreendedorismo em seus municípios, pois acreditamos que as ações que movem a economia estão na ponta, ou seja, nos municípios”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
O PSPE é um prêmio nacional de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais. Ele funciona em ciclos e nesta edição está organizado em oito categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Território e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Governança Regional e Cooperação Intermunicipal e Cidade Empreendedora.
Cada município pode inscrever até dois projetos, em duas categorias diferentes, ou submeter a mesma iniciativa em duas categorias diferentes. Depois da inscrição feita, a tramitação dos projetos passa a ser controlada por protocolo eletrônico, gerado pelo próprio sistema de inscrições, dispensando o envio da versão impressa do projeto ao Sebrae.
Para o prefeito de Breves, José Antônio Leão, conhecido como Xarão, que representou o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Wagne Machado, no evento de lançamento da premiação, a iniciativa é muito importante para a economia dos municípios, uma vez que joga luz nas boas ações. “Já fomos premiados por conta de um projeto para a merenda escolar, por cumprirmos a lei de priorizar a agricultura familiar. Hoje, notamos, cada vez mais, a procura e o interesse dos pequenos produtores para venderem para a prefeitura e isso ajuda o dinheiro a circular no município, trazendo emprego e renda”, observa.
O prefeito de Soure, Guto Gouvea, que já ganhou o prêmio na edição passada, lembra que essa iniciativa é fundamental e a solução para muitos problemas municipais se encontra no empreendedorismo. “Para avançar é preciso parceria, por isso vamos concorrer novamente com dois projetos, um deles é voltado para as compras públicas, pois passamos de quatro empresas que vendiam para a prefeitura, para 26”, diz o prefeito ao elencar os avanços no município com a Sala do Empreendedor, que fez Soure passar de 200 CNPJ’s ativos para mais de 1100.
Para o secretário chefe da Casa Civil do Estado do Pará, Iran Lima, o PSPE incentiva os prefeitos a investirem em ações importantes para o desenvolvimento da economia local por meio da geração de emprego e renda pelos pequenos negócios. “Por isso é interessante que os prefeitos façam adesão ao prêmio, que é muito importante para o desenvolvimento de cada região do Pará”.
O Prêmio
Todas as informações sobre a 11ª edição do Prêmio Sebrae Empreendedor, como detalhamento das informações sobre categoria, cronograma e regulamento, podem ser obtidas por meio do site do projeto, que pode ser acessado pelo link da premiação no portal do Sebrae no Pará. Os interessados em saber mais podem também entrar em contato pela Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800.
No Pará, o Sebrae também vai disponibilizar um serviço de orientação à equipe da prefeitura para as inscrições dos projetos. Os interessados podem fazer contato pelo (91) 3181-9035 ou udtpp@pa.sebrae.com.br.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor conta com o apoio de uma rede de 19 parceiros, como instituições públicas e da iniciativa privada e entidades de classe nacionais e estaduais. O principal parceiro no estado é Famep.
Sobre a premiação no Pará
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi criado para reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.
Na última edição, foram habilitados 84 projetos, sendo 60 finalistas. Nas dez edições, formam 198 projetos habilitados, 46 vencedores estaduais e cinco vencedores nacionais.
Com informações de Assessoria de Imprensa