
As grandes transformações da última década, somadas às consequências da pandemia, refletiram na mudança em diversos segmentos, inclusive a sobrevivência no universo empresarial. Neste cenário, a atuação do contador nas empresas foi fundamental para os bons resultados, provando que é um profissional versátil que não lida apenas com cálculos e burocracia. Sobre o papel desse profissional na atualidade, conversamos com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC PA), Fabrício Moreira.
Qual o papel do profissional contábil no atual cenário de crise econômica?
O principal papel do profissional de contabilidade durante a crise atual tem sido promover aos empreendedores em geral as orientações adequadas, conforme o porte que a empresa possui e a realidade em que ela se encontra, zelando pelo equilíbrio econômico das pequenas, médias e grandes empresas.
Como a área contábil tem se adaptado durante a pandemia?
A contabilidade nunca parou, ou seja, o profissional de contabilidade precisou se reinventar, estudar e interpretar melhores maneiras de aplicar as normas e decretos governamentais emitidos durante este período até aqui. Nesse mesmo sentido, o CRCPA, por exemplo, solicitou a inclusão da contabilidade como serviço essencial, para que as atividades não fossem interrompidas durante o decreto de bandeiramento vermelho, este ano, sempre no intuito de trabalhar para continuar contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do nosso país, procurando inovar as políticas de incentivo para as empresas e demonstrando a relevância da nossa profissão em um momento tão complexo para a humanidade.
Quais as perspectivas para o futuro do contador no pós-pandemia?
Durante a pandemia, a contabilidade consultiva ganhou ainda mais espaço, uma vez que muitos empreendedores perceberam que não possuíam um conhecimento necessário para desenvolver uma gestão financeira para enfrentar a crise. Acreditamos, por este motivo, que a contabilidade consultiva tenda a crescer ainda mais, como medida de enfrentamento de crises, interpretação de legislação e atos inerentes a prestação de contas perante o fisco.
Como os profissionais de contabilidade devem se preparar para atuar nesse cenário?
Sem dúvida estamos caminhando para um cenário em que a tecnologia será muito mais presente, então um ponto importante é que haja o interesse deste profissional em se adaptar cada vez mais às novidades advindas do uso das tecnologias.
Outro ponto que merece destaque é a expansão de conhecimento para que o profissional esteja sempre atualizado, agindo e atuando de acordo com as mudanças advindas da legislação, dos costumes e da ética profissional.
Que tipo de ações o CRC PA desenvolve para apoiar os profissionais da área?
Uma das principais ações tem sido promover a educação profissional continuada, para manter o profissional de contabilidade sempre atualizado e pronto para saber como atuar em diversas situações impostas pelo exercício da nossa profissão. Ao longo do ano promovemos de maneira online e gratuita diversos cursos, palestras e eventos com temas muito relevantes, organizados pelo nosso setor de desenvolvimento profissional.
Vale ressaltar que durante esta última gestão, tínhamos como proposta de campanha, e agora uma realidade em diversos municípios do nosso Estado, a proposta de lei demandando a criação do dia municipal do contador; o atendimento preferencial aos profissionais de contabilidade junto aos órgãos públicos municipais; e um assento no conselho municipal para um representante da categoria contábil junto ao Conselho Tributário Municipal. Todas as propostas visando garantir a manutenção da boa relação entre os profissionais de contabilidade e o município, gerando melhorias ao exercício da profissão e reconhecimento para a classe contábil como um todo.
Por fim, podemos citar as diversas demandas realizadas para prorrogar prazos de prestação de contas com diversos órgãos e entidades, tal como a receita federal, por exemplo. Entendemos que este é um momento que requer cooperação em todos os âmbitos relacionados com a economia.