1º Encontro de Gestoras e Empreendedorismo Social ocorre nesta quinta-feira, 21


Nesta quinta-feira (21), será realizado o 1° Encontro de Gestoras e Empreendedorismo Social da grande Belém. A ação, idealizada pelo Projeto social Atalaia, tem como objetivo a troca de experiências e conhecimento entre as lideranças sociais femininas da região e deverá reunir aproximadamente 100 mulheres, no auditório da Unama BR. Parlamentares do Estado e Secretarias de Estado, como Seaster, Seel, Banpará e Semcat, de Ananindeua, foram algumas das entidades convidadas para o encontro.

O empreendedorismo social é um conceito que possibilita a construção de negócios que resultam na promoção de soluções, gerando mudanças na realidade de pessoas ou comunidades vulneráveis. Apesar da falta de dados concretos, estima-se que no Pará há entre 200 e 400 empresas ou instituições neste segmento, mas devido a burocracia, a falta de investimento e conhecimento, é impossível ter um cálculo real.

“Neste evento, vamos apresentar e expor nossas diretrizes, também buscando mais acesso ao poder público e suas secretárias, para que juntos possamos desenvolver um atendimento mais adequado às comunidades. O empreendedorismo social é o futuro, afinal, estamos investindo em homens, mulheres, jovens e crianças, para que brevemente contribuam com nosso país. Além disso, precisamos unir forças entre mulheres em prol da assistência social, pois hoje elas são uma grande potência em desenvolvimento e precisamos nos posicionar”, destaca a idealizadora do projeto, Ana Virgínia Rolse.

“Esse encontro é extremamente importante não só pela mobilização, quanto pela articulação, empoderamento e motivação, diálogo e participação das mulheres empreendedoras de Ananindeua. Então é um evento que traz mulheres atuantes dentro do município, envolvidas com o empreendedorismo social e com projetos que fomentam este segmento. Acho que debater o empreendedorismo social se faz necessário, ele é recorrente e está em destaque hoje. E as mulheres estão cada vez mais buscando formas de se promover socialmente e se manter financeiramente, e é por meio do empreendedorismo que a mulher vem se consolidando e assumindo seu papel na sociedade. A mulher passa a ser vista, respeitada e também se destaca nos negócios. Na Unama sempre estamos promovendo este tema, além de fomentar eventos e ações deste tipo”, destaca a professora de Administração da Unama, Altair Vergne.

O projeto
O projeto Atalaia existe há dois anos e foi criado a partir de um trabalho de mapeamento local, que surgiu da percepção da necessidade da comunidade em questões como saúde, emissão de documentos e principalmente educação e espaço para crianças e jovens. No projeto as crianças tem acesso a aulas de leitura, dança, folclore e brincadeiras lúdicas, além de apoio alimentar.