Começa Fórum Mundial de Bioeconomia em Belém

Começou hoje (18), na capital paraense, a programação do Fórum Mundial de Bioeconomia (WCBEF). O evento, que acontece pela primeira fora da Europa, ocorre até o próximo dia 20 de outubro, na Estação das Docas, em Belém. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades brasileiras, como os governadores da Amazônia Legal, além de empresários e diversas marcas e produtos ligadas à bioeconomia de várias partes do país e do mundo.

O WCBEF chega a sua 4º edição com programação híbrida: presencial online e gratuita e traz como vertentes: pessoas, planeta, políticas e estratégias regionais, nacionais e comunitárias sobre a bioeconomia, onde participam os governos; iniciativas de financiamento sustentáveis, que abrange os líderes corporativos e suas produções e processos – empresas e indústrias, sejam públicas ou privadas; bioprodutos, resultado da junção dos dois primeiros vetores; e saúde. Durante o evento, especialistas de várias partes do mundo vão debater iniciativas, políticas públicas e novas tecnologias que substituem produtos calcados em materiais e matriz energética fósseis por outros de base sustentável.


A Amazônia detém um terço das florestas tropicais do mundo, além de potencial econômico oriundo da biodiversidade e atrai pesquisadores, investidores, empresas e turistas de vários países. De acordo com estimativa do BNDES, a bioeconomia do Brasil movimenta quase US$326 bilhões (R$ 1,77 trilhão) ao ano.

Na manhã do primeiro dia de evento, o Governador do Estado assinou do Edital de Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, para concessão de Áreas Estaduais para proteção, e comercialização de créditos de carbono. O chefe do Executivo também assinou o primeiro contrato de crédito para produtores da bioeconomia – Banpará bio e o decreto da Estratégia de bioeconomia do estado do Pará.

Mais informações
https://wcbef.com/pt/the-bioeconomy-celebrates-nature/