Ananindeua terá praça com Playground adaptado para cadeirantes

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (13), os moradores da Rua A e da we 69 do conjunto Guajará I tiveram uma notícia há muito tempo esperada. A Prefeitura de Ananindeua vai reconstruir uma praça no local que será chamada de Praça “Paulo Ferreira”, em homenagem e memória a um dos primeiros moradores do local.

“Era uma praça há muito tempo aqui. Mas aos poucos por vandalismo, o espaço foi perdendo os bancos, a maloca que tinha aqui e até a quadra de esportes. Agora que vai passar por obras, é muito louvável o projeto, vai beneficiar todo mundo”, revela Diego Ferreira, que mora em frente ao local, cresceu ali e agora sonha em passear com a família na nova praça que levará o nome do pai.

Rafaela Rostand que é mãe de Laura, de um ano; e Estevão, de 5 anos; não vê a hora de a praça ser inaugurada para passear com a criançada.

“ Porque essa rua aqui dá acesso pra uma fábrica e passa muito carro, as crianças não conseguem brincar na rua direito. E aí, a gente tenta passear um pouco, mas não tem espaço. Esse terreno estava abandonado. Quando tiver a praça será muito melhor e mais seguro”, conta a mãe.

Atualmente o espaço tem uma área verde ampla, mas é um terreno sem atrativos. Atendendo a uma reivindicação antiga da comunidade, o Prefeito Doutor Daniel, por meio da Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), elaborou um projeto que irá transformar a área- que já foi uma praça um dia – num verdadeiro espaço de lazer e convivência. As obras já foram autorizadas e devem iniciar em breve.

Foto: Divulgação

Inclusão social

E o que chama mais atenção no projeto de restauração da Praça “Paulo Ferreira” é a construção de um playground adaptado para crianças com necessidades especiais. A informação foi dada pelo Prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel, o qual revelou que as crianças com e sem deficiência poderão se divertir juntas no mesmo espaço.

“Eu fico muito feliz de estar aqui no guajará assinando essa nova ordem de serviço para atender um pedido dos moradores e ainda mais porque essa praça vai representar um marco no município para darmos um passo importante para a inclusão social. E que seja referência para outras que virão.”

Para Gleyson Macedo, Presidente do Instituto de Pessoas com Deficiência de Ananindeua (IPDA) e cadeirante, está é uma iniciativa bem vinda que reafirma a garantia de direitos da PNE.

“Toda criança tem direito de brincar. E com essa inclusão social, a gente vê um grande passo sendo dado aqui no município que é esse olhar pelas pessoas com deficiência.”, ressaltou Gleyson.

Para a mãe de uma criança cadeirante, os brinquedos farão toda a diferença na rotina do filho Gabriel, de 9 anos. Rita Maria revelou que ao dar a boa notícia ao filho, ele ficou bastante eufórico de felicidade.

Foto: Divulgação

“As crianças cadeirantes ficam muito presas dentro de casa. Por conta da falta de acessibilidade que ainda persiste nas ruas. Eu tenho certeza que com essa iniciativa, o Gabriel vai poder desfrutar e se divertir com as outras crianças.”, reiterou a dona de casa.

Com informações da assessoria