Nova Orquestra lança a série ‘Encontros – Edição Vale Música’, que apresenta Di Ferrero e Roberta Campos ao lado de jovens músicos paraenses

Desenvolvido pela Agência Olga, projeto contará com a gravação de dois vídeos inéditos com os artistas, acompanhados por músicos do programa do Instituto Cultural Vale

Mulher com violão no palco

Descrição gerada automaticamente
Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música
Foto: Luis Martino

Iniciativa criada para promover e democratizar a música de concerto, a Nova Orquestra, projeto pioneiro da Agência Olga, se une ao Programa Vale Música para a primeira edição do “Encontros Nova Orquestra”.  A série vai unir grandes artistas da nova geração da música brasileira a jovens estudantes de música para um intercâmbio sonoro. Di Ferrero e Roberta Campos são os nomes escolhidos para a primeira edição do projeto, que contará com os lançamentos de dois videoclipes ao longo do mês de setembro.

“Acreditamos no poder da música, nos seus mais diversos estilos e expressões. Unir o clássico com o pop é mostrar que todos estamos juntos pela arte. O projeto Encontros – Edição Vale Música é o começo de uma história que promete fazer ainda muito barulho por todo o Brasil.”, comemora Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga.

Di Ferrero grava para o projeto ‘Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música’

O Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale para formação musical de crianças e adolescentes nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará através de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem. “Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes através da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do programa”, explica Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

No projeto Encontros, quinze jovens do Vale Música participaram das gravações dos vídeos, entre eles os paraenses Jennifer Ladislau, Sara Corrêa, Pedro Teixeira e Samuel Vasco. “Através desta parceria inédita com a Nova Orquestra reafirmamos nosso propósito de ampliar os horizontes e novas perspectivas de futuro”, afirma Christiana.

Pedro Teixeira, que toca violino, se diz agradecido pela oportunidade. “Me ajudou a ter uma visão mais abrangente do que eu quero e posso fazer profissionalmente na música. Sou muito grato a Orquestra Nova e ao Projeto Vale Música Belém, onde estudo desde os meus 10 anos. Graças ao Vale Música pude ter a oportunidade de conhecer e amar o violino, e também conseguir me encaminhar em direção à profissão músico”, explica.

Homem segurando um violão

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Pedro Teixeira é aluno do projeto Vale Música Belém e integra a Orquestra Jovem Vale Música
Foto: Ediel Sousa

A primeira ação aconteceu em agosto, quando Di Ferrero e Roberta Campos bateram um papo virtual com os adolescentes sobre carreira musical, dicas e histórias da estrada, compartilhando suas experiências e colaborando com o desenvolvimento profissional de todos.

Homem segurando teclado de computador

Descrição gerada automaticamente

Roberta Campos participa da primeira edição do ‘Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música’

Em seguida foram realizadas gravações individuais e à distância com os músicos e os cantores, interpretando as canções “Sentença” (Di Ferrero) e “Minha Felicidade” (Roberta Campos), com arranjos inéditos de Ágatha Lima. O resultado será publicado no YouTube da Nova Orquestra, nos dias 15 e 29/09.

“Tocar com Orquestra é uma experiência que transcende. Eu sempre quis morar dentro de uma canção e junto da orquestra eu chego muito perto dessa sensação. Foi maravilhoso receber o convite da Vale Música, ter a Nova Orquestra tocando junto comigo e ainda uma canção de minha autoria. Me encheu o coração de alegria, estou ansiosa para ver o resultado final!”, comenta Roberta.

O projeto visa incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. O programa também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público em geral dos concertos.

“Ampliar os horizontes às crianças e adolescentes através da vivência musical e proporcionar novas experiências são alguns dos objetivos do Programa Vale Música. Através desta parceria inédita com a Nova Orquestra reafirmamos nosso propósito de ampliar os horizontes e novas perspectivas de futuro”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Nova Orquestra

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a peças clássicas e concertos, surpreendendo o público com sons inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.

Programa Vale Música

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.

Serviço:

Lançamento vídeo Di Ferrero

Data: 15 de setembro

Local: YouTube Nova Orquestra

Lançamento vídeo Roberta Campos

Data: 29 de setembro

Local: YouTube Nova Orquestra