Shopping Pátio Belém está no clima da Semana Brasil
Desde a última sexta-feira (03), até o dia 13 de setembro, lojas e empresas varejistas de todo o país terão ofertas e promoções durante terceira edição da Semana Brasil. Na capital paraense não será diferente, o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas) aderiu à campanha que tem como objetivo movimentar a economia brasileira, estimular o consumo e gerar empregos. Desde que foi criada em 2009, a campanha ocorre sempre junto com as celebrações da Semana da Pátria, marcada pelo feriado da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro.
A iniciativa é uma parceria do governo federal com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Associação Comercial de São Paulo e o apoio de diversas entidades. De acordo com o IDV, a pandemia teve impacto em todos os setores da economia e modificou a relação com o consumo, tornando-o mais racional e menos emocional. Este ano, a campanha que tem como tema “Vamos em frente com cuidado e confiança”. As ofertas são dos mais variados tipos e vão desde descontos em produtos ou condições diferenciadas de pagamento. A iniciativa também é apoiada pela Associação Brasileira de Franchinsing que aponta em seu site quais marcas estão com condições especiais nos produtos ou nas taxas de franquias no período.
O Presidente do Sindlojas, Joy Colares destaca a importância da Semana Brasil e diz que o objetivo é transformar ela na Black Friday do Brasil. “Esta é uma data nova e importante no calendário com o objetivo de incentivar as vendas do comércio varejista brasileiro e tem a adesão de todas as entidades do comércio a nível nacional, a nossa entidade mãe que é a Confederação Nacional do Comércio, Confederação Nacional dos Lojistas e a Confederação Nacional das Associações Comerciais. O intuito maior é que a gente transforme o mês de setembro na nossa Black Friday, uma vez que é mais interessante pra nós varejistas que estas vendas ocorram no mês de setembro do que na Black Friday, que é uma data americana e que e muito próxima do natal, e que nos últimos anos têm afetado muito as vendas do período natalino. Assim, a gente antecipa o calendário de vendas, transforma a Semana Brasil naquilo que está sendo ocupado pela Black Friday e deixa o natal com mais possibilidade de vendas para as lojas, quanto para os consumidores recuperarem sua capacidade de compras, entre uma data e outra, pra nós é bem interessante. E que essa semana possa ser uma data que a gente possa cada vez mais vender a cada ano”, considera.
Ainda segundo o Presidente do Sindilojas, a expectativa do setor varejista é que as vendas sejam cada vez maiores do que a realizada em 2020, quando o país atravessava o final da primeira onda e as vendas foram abaixo do ano anterior.
Na capital paraense, um dos principais shoppings do centro comercial já entrou no clima da Semana Brasil e está preparado com várias ações para receber os consumidores. “O Pátio Belém participa, pelo 3 ano consecutivo da Semana Brasil. Nossa expectativa acompanha os dados da Abrasce com aumento de 22% no fluxo e 21% nas vendas. O shopping está no clima verde e amarelo com lojas participantes com descontos de até 70%. Até o dia 7/9 teremos ações com entregas de balões, bandeirinhas e cataventos para as crianças, a partir das 17h”, destaca, Raphaella Rocha, Coordenadora de Marketing do Shopping Pátio Belém.