Sinduscon Jovem tem novo presidente e retoma projetos suspensos na pandemia

Arthur Couceiro, presidente do Sinduscon Jovem
Foto: Arquivo pessoal

Na última segunda-feira (9), o Sindicato da Industria da Construção Civil Jovem – Sinduscon Jovem – ganhou seu mais novo presidente, o engenheiro civil Arthur Couceiro. Criado em novembro de 2019 para aproximar profissionais de diferentes faixas etárias e expertises da engenharia civil, o Sinduscon Jovem busca proporcionar o contato entre recém-formados e aqueles que já possuem ampla experiência na indústria.

Arthur conta que, mesmo tendo sido criado há dois anos, o projeto precisou ficar temporariamente suspenso por conta da pandemia, mas a partir do final de julho de 2021, a iniciativa retomou o fôlego e segue ativa. “A partir dessa retomada, garantimos que tudo o que foi trabalhado e construído até hoje vai continuar e conseguimos trazer um pouco esse nosso ponto de vista mais novo, nascido e criado na tecnologia, para agregar conhecimentos à área”, explicou o presidente.

O Sinduscon Jovem também carrega a missão de contribuir na concretização das metas e ações do próprio Sinduscon. São projetos com tecnologia e novas ideias de mercado, iniciativas para melhorar de uma maneira geral a indústria da construção. Hoje, o Sinduscon Jovem está no processo de criação do estatuto. Além do presidente, fazem parte do grupo mais 22 membros, que podem contar com toda a estrutura do Sinduscon.

O próximo passo, de acordo com Arthur, é criar diretorias e aprofundar os laços entre o sindicato e o ambiente acadêmico. Para isso, já foi realizada uma primeira reunião no Centro Universitário do Pará (Cesupa), mas todas as outras faculdades de Belém já estão no radar. Com isso, o intuito é desenvolver cada vez mais a comunicação com os jovens acadêmicos e recém-formados para divulgar entre eles todos os cursos que o Sinduscon oferta.

Formado em Administração de Negócios pelo Bristol International College, de Vancouver, Canadá, e acadêmico de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Arthur Couceiro tem 24 anos e foi selecionado pela diretoria do Sinduscon para o cargo de presidente do Sinduscon Jovem em julho deste ano.

Ele comenta sobre as metas para o mandato. “Com certeza aumentar o contato com as instituições de ensino que possuem o curso de engenharia civil, incentivar os jovens estudantes e engenheiros civis a aderirem ao Sinduscon Jovem e ampliar a oferta de cursos, palestras, informativos”, garante o novo presidente.