
Assim como diversos eventos mundiais importantes, o Círio de Nazaré, uma das maiores festividades religiosas do mundo precisou se adaptar por conta da pandemia. Desde 2020, a Diretoria da Festa de Nazaré trabalha para adaptar a festividade de mais de 200 anos. Para saber os detalhes do Círio de Nazaré deste ano, o Cenário News conversou com o diretor coordenador do Círio 2021, Albano Martins. Confira.
O Círio 2020 certamente entrou para a história pela forma como ocorreu, sem o grande público na principal romaria e nas demais. Como está sendo preparado o Círio 2021?
Infelizmente ainda com as severas restrições impostas pela pandemia. Não poderia ser diferente, já que a saúde da população deve estar sempre em primeiro lugar. Sendo assim, buscamos formas alternativas de homenagear Nossa Senhora, sem romarias e procissões.
Quais os principais desafios encarados pela Diretoria da Festa?
Manter vivas a chama do Círio e a força da devoção Mariana, equilibrando-as com a cautela e o cuidado com a saúde da população.
Diante do atual cenário e com o avanço das vacinações, já é possível considerar algum público para as romarias?
Entendemos que não seria adequado, ainda, promover romarias e procissões que possam causar grandes aglomerações.
Em que dia inicia oficialmente a programação do Círio e quais delas estão mantidas para este ano?
Desde o dia 01 de outubro, o Arraial de Nazaré estará em funcionamento no Estacionamento da Basílica Santuário, nos mesmos moldes de 2020, com cerca de 30 estandes e um palco para a apresentação de bandas. No dia 05 haverá a Missa de Abertura na Basílica Santuário, a partir das 18h. No dia 07, haverá a missa de Apresentação do Manto, no mesmo horário. No dia 08, ocorre o Traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua, mas com trajeto limitado às grandes vias, como Av. Almirante Barroso, BR-316, Rodovia Mário Covas, Avenidas Dom Vicente Zico e Independência. No dia 09 ocorrerá a Descida do Glória, às 12h, a missa da Trasladação no Colégio Gentil, 18h, uma live de decoração da Berlinda, 19h30 e em seguida o Traslado da Imagem Peregrina para a Catedral, em carro de Bombeiros. No dia 10,às 7h, ocorre a Missa em frente a Sé e o deslocamento da Imagem Peregrina de vota à Basílica Santuário, com descida na Avenida Generalíssimo Deodoro. A partir daí haverá a entronização da Imagem na Berlinda e o trajeto até à Basílica Santuário para a missa solene do Círio. De 11 a 23 de outubro haverá exposição da Berlinda na Praça Santuário e também visitação da Imagem Peregrina aos bairros da região Metropolitana de Belém. A missa de encerramento será no dia 24, seguida de um espetáculo de encerramento com vídeo mapping na fachada da Basílica e fogos de artifício.
Qual a importância dos apoiadores e patrocinadores do evento neste momento?
O apoio de nossos apoiadores e patrocinadores é fundamental à manutenção dos trabalhos sociais ligados ao Círio e à Paróquia de Nazaré, como as Creches Casulo, Sorena e São Rafael. Afora isso, auxiliam também no cumprimento das obrigações financeiras que o Círio mantém com a Arquidiocese de Belém e a Fundação Nazaré de Comunicação. Sem nossos parceiros, seria muito mais difícil realizar a grande festa do povo do Pará.
Quais as principais mudanças ocorridas na forma de gerir a festa de Nazaré?
Fomos treinados e nos aperfeiçoamos, ao longo de mais de 100 anos (A Diretoria da Festa de Nazaré é uma instituição centenária) para realizar o Círio em seu formato tradicional. Promover a festa nos moldes de 2020 e 2021 é algo que estamos aprendendo de modo empírico, é um fazer e aprender ao mesmo tempo. Isso demanda muita criatividade e uma boa dose de ousadia.
O que a Diretoria da Festa espera para o Círio 2021?
Compreensão do povo católico acerca das restrições, responsabilidade e cautela. Sozinhos não conseguimos implementar as medidas de segurança exigidas pelas autoridades. Precisamos que o povo, que é o verdadeiro dono da festa, acate e abrace a programação. Não é a ideal, sem dúvida, mas é que podemos cumprir nessa hora difícil. E aí, se Deus quiser, poderemos voltar às ruas com tranquilidade e segurança em 2022.