Encontro também tratou da cessão da área da Emater, em Marituba, antigos galpão e oficina da estrada de ferro Belém-Bragança para o complexo cultural municipal
A reunião realizada na última terça (11), com a presença da presidente, Lana Reis, e de dirigentes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); da prefeita, Patrícia Mendes, e de secretários municipais de Marituba; reiterou o Termo de Cooperação Técnica (TCT) celebrado no início do ano entre a prefeitura e a Emater, para a implementação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Município.
“É muito importante o apoio dado pela Emater para as ações de Assistência Técnica no Município, pois a atual gestão do município quer desenvolver ações novas, de acordo com a realidade do município, e essa parceria vai contribuir com as ações de campo e todo o trabalho agropecuário”, ressaltou o secretário de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca Marituba, Yuri Bastos.
Marituba integra a Região Metropolitana de Belém, com uma produção agrícola urbana e periurbana importante à produção de alimentos e à geração de renda para as famílias residentes nas áreas periféricas do município, ponderou o supervisor do escritório regional da Ilhas da Emater, Ricardo Barata.
“O município de Marituba tem grande produção de olerícolas (hortaliças e outras plantas consumo na alimentação) e vem intensificando projetos como os quintais produtivos e as hortas escolares, além de dar apoio a Escola Fazendinha que possui o ensino regular e oferece disciplinas técnicas em seu currículo. A agricultura desponta assim como uma importante ferramenta para reduzir as desigualdades sociais, pois oferece alimento e a possibilidade de ocupação e geração de renda”, acrescentou Ricardo Barata.
Além da reafirmação da parceria, que deve garantir a ampliação da assistência técnica oferecida no município, outro tema abordado na reunião foi o termo de cessão de uso da área da Emater em Marituba, de mais de 19.470 m², que inclui o prédio que abrigava a oficina e o galpão do trem da antiga estrada de ferro Belém-Bragança.
A área foi cedida pelo Governo do Estado do Pará ao município de Marituba em 2019 e a expectativa é que seja revitalizado para abrigar uma complexo cultural, de lazer e turismo, afirma a prefeita do município, Patrícia Mendes.
“Essa obra vai acontecer como resultado de uma parceria entre Governo do Estado, Emater e prefeitura de Marituba e vai beneficiar toda a população do município, que vai ganhar um centro cultural e um centro de convenções com feiras de artesanatos e vendas de comidas típicas, gerando emprego e renda para aqueles trabalhadores que estão desempregados ou foram afetados pela pandemia. E além disso será mais um espaço de lazer para o povo maritubense”, detalha a prefeita.
Para a presidente da Emater, Lana Reis, as parcerias realizadas com a prefeitura de Marituba e outras municípios e instituições são essenciais para o fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Pará.
“A gente não faz gestão de maneira isolada, por isso, em todo o Estado, a Emater busca as parcerias da prefeituras dos municípios, assim como de cooperativas e até mesmo de instituições privadas para que a empresa possa desenvolver de forma cada vez mais ampla e fortalecida as ações de Ater no Pará. Isso favorece o agricultor e traz o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o Estado”, conclui a presidente.
O Termo de Cooperação Técnica já foi reafirmado durante a reunião e a prefeitura estimou que ainda este ano sejam iniciadas as obras do Centro de Convenções, Feira de Produtos Agroecológicos e Museu da Estrada de Ferro Belém Bragança (museu, centro cultural e de lazer).
Com informações de Etiene Andrade (Emater) – Ag. Pará