Belém agora conta com Hospital Unimed Prime

Empreendimento, que é a estrutura hospitalar mais moderna do Pará, possui tecnologia de ponta para atender os beneficiários da cooperativa médica

A Unimed Belém inaugurou recentemente o seu mais novo empreendimento, o Hospital Unimed Prime (HUP), que desde o início de sua construção está gerando aproximadamente mil empregos diretos e indiretos na capital paraense. Com mais de 32 mil metros quadrados, o hospital é o mais moderno do Pará. A partir da primeira semana de agosto, os atendimentos devem iniciar aos beneficiários da Operadora de Saúde.

Por questões de segurança devido à pandemia de Covid-19, o evento de inauguração teve formato híbrido. Os médicos cooperados fundadores da Unimed Belém e Diretoria puderam se reunir presencialmente, enquanto os demais cooperados e colaboradores acompanharam toda a programação por transmissão online.

No hospital, a noite iniciou com o descerramento da faixa inaugural. Em seguida, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada até o auditório onde o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, o pastor Ranailson da IASD Encontro Vida Benção, e o rabino Michel Pazuello do centro Israelita do Pará, abençoaram o empreendimento.

Ao se pronunciar, o presidente do conselho de administração da Unimed Belém, Dr. Wilson Niwa, falou como foi desafiador para sua gestão entregar um hospital desse porte, em um momento socioeconômico tão delicado, com o período de pandemia ainda vigente.

Diretoria da Unimed durante a solenidade de inauguração do novo hospital, em Belém

“Tivemos que ouvir por diversas vezes que esse empreendimento era um elefante branco, uma maneira pejorativa de dizer que a obra antiga que estava nesse terreno, não iria progredir. Hoje, provamos que em menos de três anos, com dedicação e união, entregamos para os nossos médicos cooperados e beneficiários o melhor empreendimento hospitalar da capital, em termos de tecnologia e estrutura”, destaca Dr. Niwa.

A programação continuou com a leitura do manifesto Unimed e a apresentação da diretoria da cooperativa. Após as atividades protocolares, os convidados fizeram uma visita guiada para conhecer a instalação hospitalar. Já o encerramento ocorreu com um coquetel no sexto andar.

Unimed Prime
Do pronto atendimento às internações. Tudo com muito conforto e segurança. Logo no térreo do complexo há um laboratório com cinco salas coletoras. Mais à frente, o Pronto Atendimento, com estrutura para atender cerca de 15 mil pacientes por mês. Saindo do térreo, com acesso por um dos 11 elevadores, parada no primeiro andar, onde fica localizado o Ambulatório de Especialidades Médicas, que conta com 30 consultórios. Nesse mesmo piso, tem ainda, o Parque de Imagem com todos os equipamentos digitais e de alta tecnologia. São quatro salas de ultrassonografia, com dois tomógrafos, duas ressonâncias, mamógrafo, hemodinâmica, aparelho de densitometria óssea e raios-X. Ainda no primeiro andar, há uma área de métodos de diagnóstico cardiológico com mapa, holter, eletrocardiograma, ecocardiograma e esteiras. Tudo para que os clientes consigam fazer todos os exames no prédio do pré ao pós-operatório.
No segundo andar está localizado o centro cirúrgico. No segundo e terceiro piso ficam as três UTIS, cada sala com 10 leitos, totalizando 30 leitos de unidades de terapia intensiva.
Do terceiro ao quinto estão as unidades de internação com apartamentos, enfermarias e suítes e unidades de isolamentos. No total são 8 salas de cirurgia, com 36 metros quadrados cada.
O Prime conta com 176 leitos, dos quais 30 são de UTI e 146 leitos clínicos. A estrutura ainda possui 77 apartamentos, 24 enfermarias de 2 leitos e 4 enfermarias de 3 leitos.