A composição da nova gestão que assume a Embrapa Amazônia Oriental, com sede em Belém (PA), em 9 agosto, sob o comando do chefe-geral Walkymário de Paulo Lemos, foi homologada essa semana.
Permanece no cargo como chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia o pesquisador Bruno Giovany de Maria. O pesquisador Fábio da Silva Barbieri assume a chefia-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento e a pesquisadora Maria Rosa Travassos da Rosa Costa, a chefia-adjunta de Administração.
O mandato será de dois anos, prorrogável por até duas vezes em igual período, podendo chegar a seis anos. Walkymário Lemos assume a chefia no dia 9 de agosto e os demais chefes no dia 24 do mesmo mês.
Walkymário Lemos adianta que, juntas, as novas chefias têm o desafio de melhorar a aderência do centro de pesquisa ao macroprocesso de inovação, já iniciado na gestão anterior, e cada vez mais alinhado à programação estabelecida pela Embrapa em todo país e às vocações e potencialidades produtivas do estado. “Nossa gestão será marcada pelo trabalho conjunto desenvolvido pelas chefias, para firmar o centro de pesquisa como protagonista no ecossistema de inovação regional, focada na bioeconomia e produtos da sociobiodiversidade em benefício da sociedade brasileira”, enfatiza o futuro gestor.
Novos gestores
Chefia Geral – Doutor em Entomologia, Walkymário de Paulo chega ao cargo máximo da Unidade descentralizada da Embrapa na Amazônia Oriental ao atingir a maioridade de casa, 18 anos, com desafio de inovar, incluir e transformar realidades na Amazônia Oriental, slogan que traz a tônica do novo mandato.
Esteve à frente da chefia-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento por 7 anos, da qual se desligou em maio deste ano para concorrer à Chefia Geral.
Chefia-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento – Fábio da Silva Barbieri é doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e ingressou na Embrapa em 2008. Exercia a função de supervisão no Comitê Técnico Interno (CTI) desde de dezembro de 2019.
Chefia-adjunta de Transferência de Tecnologia – Bruno Giovany de Maria é mestre em Zootecnia e foi contratado pela Embrapa em abril de 2014. Em julho de 2017 assume a chefia de TT, cargo em que permanece na nova gestão.
Chefia-adjunta de Administração – Maria Rosa Travassos da Rosa Costa tem doutorado em Genética e Biologia Molecular e ingressou na Empresa em agosto de 1987. Tem ampla experiência em diversos cargos de gestão na Embrapa no Pará desde de maio está à frente da chefia de pesquisa.