A diretoria do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) do Estado propôs à Prefeitura de Belém a criação de um convênio de cooperação técnica a partir da elaboração de um grupo de trabalho para tratar sobre a futura integração do sistema de transporte na Região Metropolitana de Belém. A proposta foi apresentada durante reunião no último dia 22, no gabinete do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
“Essa cooperação é importante porque cria um ambiente institucional para que Estado e Prefeitura discutam todas as questões que precisam ser superadas visando a integração dos sistemas”, afirma o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor geral do NGTM. Além da proposta apresentada, a reunião teve o objetivo de discutir a atuação dos sistemas BRTs (Belém e Metropolitano), já que possuem concepções diferentes. “São duas administrações buscando soluções que beneficiem de forma máxima o cidadão que vai ser o usuário desse sistema”, frisa Ribeiro.
Para a assinatura do convênio, será criado um grupo de trabalho com a participação de representantes do NGTM e do município, que deve tratar sobre a infraestrutura, operação e regulamentação da futura integração. O Núcleo já enviou a minuta da proposta para a prefeitura.
O prefeito de Belém acredita que o caminho para o acordo é o diálogo, pois trata-se de um tema de interesse comum. “Por isso é plenamente viável estabelecer um planejamento que integre os sistemas, pois em tese, funciona assim, mas eles foram planejados separadamente. É o interesse metropolitano que tem que prevalecer, dos cidadãos que estão investindo no sistema, pois são recursos públicos”, comenta.
Também participaram da reunião, o diretor de planejamento do NGTM – Cláudio Conde, o assessor técnico do Governo – Paulo Ribeiro, a superintendente da Semob – Ana Valéria Borges, e a procuradora do município – Laura Villas.
Com informações de Agência Pará