Referência no mercado de MDF, a indústria paraense Floraplac segue investindo em oportunidades e capacitação de jovens no estado do Pará. O Grupo Concrem, do qual a Floraplac integra, mantém o Programa Socioeducativo Grupo Concrem, que há mais de 20 anos tem como objetivo levar educação por meio da arte às crianças e jovens filhos de colaboradores e moradores da região de Paragominas, sudeste paraense, onde fica localizada a fábrica da Floraplac. Cerca de 300 alunos são mantidos atualmente pelo projeto.
“O programa Socioeducativo busca amenizar problemas sociais como a violência e o desemprego; entre outros, provocados pela ociosidade e pela falta de oportunidade que muitos têm em exercer uma atividade artística, podendo até mesmo usá-la como uma atividade profissional”, afirma Argeu Duarte, diretor comercial da Floraplac.
Yago Fernandes Araújo, 15, foi um dos alunos do projeto em 2015 e hoje participa do processo seletivo para trabalhar na Floraplac como jovem aprendiz. “É uma grande chance que me despertou o interesse, porque além da vaga de trabalho, também vou ter a oportunidade de estudar na área. Tenho muito interesse em seguir nas áreas de RH ou mecânica e eletromecânica”, destaca o jovem.
O modelo de jovem aprendiz é outra iniciativa adotada pela Floraplac para seguir capacitando os jovens da região no mercado, permitindo conciliar trabalho e estudos na rotina dos estudantes. O programa existe desde 2010 e já empregou mais de 274 jovens.
“O estado, a cidade e as organizações ganham em inserir talentos no mercado de trabalho, que serão treinados com base de conhecimentos teórico e prático, preparando profissionais aptos a desenvolverem atividades e construir uma carreira de alta performance”, afirma Paula Targa Scaramussa, coordenadora de Recursos Humanos da Floraplac.
“O perfil que buscamos é o de jovem empreendedor, que busque soluções, antenado à inovação, disposto a priorizar os estudos e o trabalho, com ética, disciplina e responsabilidade”, segue a coordenadora de RH. “Este jovem precisa estar atendo aos prazos estipulados e manter relacionamento de cordialidade e respeito com todos”, finaliza Paula Scaramussa.
O atual processo seletivo para jovem aprendiz conta com 63 vagas e atenderá 2021/2022. Dentre os setores disponíveis estão: assistente administrativo, auxiliar de linha de produção, operador de manutenção eletromecânica e mantenedor do sistema de automação industrial. O processo encontra-se em andamento.