Floraplac reaproveita 100% da água da fábrica com sistema próprio de tratamento

A água que seria descartada é filtrada por meio de um mecanismo que permite a separação e a retirada das substâncias químicas

Referência no mercado de MDF, a indústria paraense Floraplac tem um forte compromisso socioambiental a partir de ações práticas. Reflexo disso é a ampliação do reuso da água tratada. Atualmente, 100% da água é reutilizada por meio de um sistema de tratamento de efluentes que reaproveita a água utilizada na produção da fábrica.

“Planejamos ampliar ainda mais nossas práticas sustentáveis nos próximos anos por meio de estratégias ambientais integradas aos processos de fabricação do nosso MDF. A Floraplac acredita na sustentabilidade como pilar indispensável nas suas operações”, afirma Argeu Duarte, diretor comercial da Floraplac.

No processo de tratamento, toda a água que seria descartada é filtrada por meio de um mecanismo que permite a separação e retirada das substâncias químicas. Em seguida, a água é reutilizada no processo de produção.

Além do reuso da água, a Floraplac adota práticas sustentáveis como a utilização somente de matéria-prima originária de áreas reflorestadas; medidas que garantem eficiência energética e redução da emissão de carbono; ações de redução dos focos de poluição sonora, redução da intensidade da erosão e melhoria na vazão de mananciais; reaproveitamento de resíduos sólidos; dentre outros.

Sobre a Floraplac
Com 11 anos no mercado, a Floraplac fica situada no município de Paragominas, no Pará, e faz parte do Grupo Concrem, que integra ainda a Concrem Wood e a Expama. Hoje, a empresa emprega cerca de 500 colaboradores diretos, sendo maioria nativa da região de proximidade da fábrica. A Floraplac tem consultores em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. A empresa segue ainda capacitando seus colaboradores e, junto a isso, mantém seu pilar de responsabilidade corporativa com programas socioeducativos que já favoreceram cerca de 15 mil crianças, principalmente filhos de funcionários. A empresa é a única fábrica de MDF do Brasil a ser autossuficiente em energia elétrica.