Na noite desta segunda-feira (21), o Sebrae Pará em parceria com a Prefeitura de Dom Eliseu, lançou o Programa Cidade Empreendedora. O evento ocorreu no Centro de Convenções da Galeria Itália Beruto, no município. A cidade é uma das 13 que receberão a segunda edição do programa no estado, que inicia em 2021. Na ocasião, o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, e o prefeito Gersilon da Gama assinaram o contrato que dá o pontapé inicial para a realização das ações.
O Cidade Empreendedora prevê a implementação de um conjunto de estratégias focado em gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva e cooperativismo e crédito. Serão 18 meses de trabalho, com a oferta de 38 soluções e mais de mil horas de consultorias, aplicadas por consultores especializados. O Sebrae subsidiará 60% do valor financeiro a ser investido.
Segundo o prefeito Gersilon, este é o inicio de mais uma etapa de trabalho pelo desenvolvimento de Dom Eliseu. “Ele vem para somar, muito, para melhorar a economia do município, com ações que vão impactar vários segmentos. E com isso, contribuir para o crescimento de nossa cidade”, ressalta o prefeito.
“Mais um passo importante que damos para apoiar os pequenos negócios de fomentar o empreendedorismo no município. Assim, contribuímos para fortalecer, em parceria com a prefeitura, a economia local”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
Além de Dom Eliseu, no Pará aderiram ao Cidade Empreendedora as prefeituras de Benevides, Breves, Abaetetuba, Barcarena, Marituba, Ulianópolis, São Miguel do Guamá, Castanhal, Mãe do Rio, Cametá, Soure e Paragominas – que está no segundo ciclo do programa, tendo participado desde o início no estado, em 2019.
Nesta edição, o tempo de duração do programa foi ampliado em seis meses e terá seis soluções a mais que no ciclo anterior. Outra novidade é a aplicação do eixo inclusão produtiva, com ações voltadas ao público dos Centros de Referência de Assistência Social – Cras.
Programa
O Cidade Empreendedora foi criado pelo Sebrae para a apoiar a transformação econômica dos municípios por meio da implementação de ações estratégicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, gerando renda e empregos para as cidades.
Em 2021, o programa foi expandido para mais municípios brasileiros, com expectativa de que ele chegue a 1.150 cidades, de forma adaptada de acordo com o perfil, vocação e interesse de cada localidade. Nos últimos anos, ele foi aplicado em 510 munícipios do país.
No Pará, o Cidade Empreendedora começou a rodar em 2019, com ações para o Ciclo 2019\2020 nos municípios de Moju, Canaã dos Carajás, Juruti, Parauapebas, Paragominas e Santa Izabel do Pará.
Unidade Móvel
Para marcar esse momento de lançamento do Programa no município, o Sebrae está com uma de suas Unidades Móveis no município, onde são prestados serviços importantes aos empreendedores, como orientações para quem já tem um negócio ou quem está pensando em começar alguma atividade empreendedora. Orientações e consultorias – como obter crédito, mercado e vendas, boas práticas pós-Covid 19, formalização como Microempreendedor Individual e regularização de pendências do MEI estão entre os serviços ofertados. A Unidade Móvel fica na cidade até essa terça-feira, 22, estacionada próximo ao Mercado Municipal, funcionando das 8h às 16h. Todo o atendimento é gratuito.
Com informações de assessoria de imprensa