Prezados leitores, não é raro nos depararmos com promessas de investimento com alta rentabilidade e capital “garantido”. Um caso clássico foi o esquema de pirâmide causado por Bernie Madoff, com seu fundo de investimento Bernard L. Madoff Investment Securities LLC.
Um esquema pirâmide funciona da seguinte maneira: Os “investidores” entram em um fundo onde o gestor promete um retorno rápido do investimento, muito acima dos produtos de investimentos comuns como a poupança, produtos de renda fixa e investimentos em renda variável com capital protegido e aparentemente sem risco de perda do capital investido. Os novos entrantes acabam pagando os rendimentos dos mais antigos e assim a roda continua girando até não conseguir pagar os rendimentos dos cotistas, gerando enormes prejuízos aos últimos entrantes e com chances remotas de conseguir o seu dinheiro de volta.
Os investimentos devem ser tratados como se fossem uma construção de uma casa, ou seja, cada tijolo em que aplicamos nesta casa constrói um patrimônio robusto, sólido e perpétuo. Durante esses seis anos em que acompanho e invisto dentro do mercado financeiro, os investidores mais bem sucedidos são aqueles que possuem paciência, colocam o seu dinheiro para trabalhar e aportam frequentemente através de seu trabalho/emprego em produtos de renda fixa de negócios lícitos e empresas rentáveis, pagadoras de dividendo e geradoras de valor para o acionista.
A fórmula para o sucesso dos investimentos é simples: aporte e reinvestimento dos dividendos, o problema dessa equação é o tempo que o investidor precisará esperar até que os frutos possam ser colhidos. Muitos querem ser bem sucedidos nos investimentos, mas poucos conseguem pagar o preço da espera da colheita. O mais famoso investidor de ações do mundo, Warren Buffet, conseguiu performar algo em torno de 2,2% ao mês durante toda sua trajetória de sucesso dentro da Berkshire Hattaway, sua empresa que investe em empresas da bolsa americana.
Deixo aqui meu conselho ao leitor: desconfie sempre de investimentos que prometem altos retornos e com capital garantido. Procure saber onde este fundo investe e como ele gera valor para o seu cotista, veja quem é o gestor, seu currículo e sua reputação perante ao mercado.
Um bom investidor não está preocupado com os 100 primeiros metros da corrida e sim da maratona de 42 quilômetros até o sucesso.
Paulo Henrique Rodrigues é Assessor de investimentos pelo BTG Pactual. Engenheiro Civil pela PUC-SP.