A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que este ano o dia Dia dos Namorados deve movimentar R$ 1,8 bilhão em vendas no varejo brasileiro e aponta um crescimento de 29,4% em relação a mesma data no ano passado.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, em entrevista ao site da CNC, destaca que o 12 de junho é importante para o varejo e que tende a ir além do comércio de bens, impulsionando também o setor de serviços, como a cadeia de restaurantes, estética e outros – um desafio extra enquanto a pandemia perdurar.
“Enquanto a vacinação coletiva não acontecer, os números tendem a ser mais tímidos do que em anos anteriores, sobretudo acompanhando o desgaste econômico. A gente espera que os empreendedores do setor se mantenham atentos e criativos como têm sido durante todo esse tempo de isolamento, para não perder a chance de se aproximar do público com segurança. Em especial os que atuam com serviços, que também devem se atentar a promover ofertas atrativas”, diz o presidente.
Em Belém, os empresários donos de restaurantes estão esperançosos, apesar dos estabelecimentos funcionarem apenas com 50% da capacidade, seguindo o decreto estadual e os protocolos de segurança.
Rosane Oliveira, empresária e proprietária da Churrascaria Tucuruvi, está bastante otimista, já que em 2020 a data, que é muito aguardada pelo setor, não foi realizada. “Trabalharemos com todos os cuidados necessários para proporcionar aos clientes uma data especial, pois estamos tendo a oportunidade de comemorar a data com saúde e fazer a economia de nosso estado voltar a girar”, conta a empresária.
Segundo a empresaria, a programação promete muitos momentos inesquecíveis para quem vai celebrar o amor “Nesse momento muitos já estão fazendo a programação desde sexta-feira, justamente para aproveitar melhor nossos espaços, visto que ainda estamos com restrição na capacidade”, contou Rosane.
Eduardo Zottele, empresário e proprietário do restaurante Sushi K, está ansioso e com boas expectativas para a data. “É o principal dia do ano para nós, dos restaurantes, que realizamos o Dia dos Namorados. A expectativa é muito grande, os clientes também vêm com uma expectativa enorme por se tratar de um dia especial. Estava ansioso por esse dia, é como se fosse a primeira vez”, frisa Eduardo.
Com cardápio especial, decoração e com música ao vivo, o Restaurante do Eduardo já está, desde o início da semana, com reservas esgotadas.
Mesmo com a da pandemia, os empresários precisaram se readaptar a nova realidade atraindo clientes para o seu estabelecimento. O Sommelier do restaurante italiano Famiglia Sicília, Fábio Sicilia, conta que o restaurante criou uma programação especial para quem for almoçar ou jantar, fazendo o dia ainda mais especial. “Temos tradição no nosso evento do Dia dos Namorados, quem conhece já sabe o quanto trabalhamos para ser um dia muito especial para quem nos escolhe. Abrimos a programação no jantar de sexta-feira, 11, com uma programação romântica também. Além do almoço e jantar do dia de hoje, dia 12, estamos disponibilizando os kits do dia dos namorados para Delivery aos casais que preferem algo mais romântico em casa”, explicou o sommelier.