
No período de janeiro a maio de 2021 foram registradas 36.636 novas empresas abertas no estado do Pará. Em relação ao mesmo período do ano passado, o estado teve um aumento 42,30% na aberturas de novas empresas.
Silene Sabino, presidente da JUCEPA (Junta Comercial do Estado do Pará), disse que houve maior aumento no número de empresas nos setores de serviços, que representam 51% de todos os novos empreendimentos de 2021, seguido pelo comércio, com 40%, e indústria, com 9%. Desses novos empreendimentos abertos, a maior parte está concentrada nos municípios de Belém, 8.202, Ananindeua, 2.850, Parauapebas, 1.509, Santarém, 1.241, e Marabá com 1.231.
Segundo Silene Sabino, a atribuição desse crescimento se deve à credibilidade adquirida na gestão do estado do Pará, seguida pela posição geográfica e as riquezas contidas no estado, que contribuem para o atual cenário. Ela também acentua que as facilidades para abrir o próprio negócio são muito atrativas. “O empreendedor muitas vezes começa na informalidade e só posteriormente passa para a formalidade, em sua maioria são pequenos negócios, pequenas ideias”, disse.
Com o aumento de negócios formalizados, observa-se maior procura dos empreendedores por meio da regularização legal de seus estabelecimentos, de acordo com a presidente. “Uma empresa informal não tem acesso a crédito, não pode contar com o poder público, entre outras oportunidades. A partir do momento que se regulariza, passa a ter todos esses direitos, inclusive a existir no meio jurídico”, explicou.
Desde fevereiro de 2020 a JUCEPA está com seus serviços 100% digitais, ou seja, de qualquer região do estado é possível acessar o sistema e registrar-se. Outra característica que gera bastante curiosidade nesse cenário é em relação a diferença entre MEI (micro empreendedor individual) e micro empresário. A principal diferença entre os dois está ligada ao faturamento anual das duas categorias, enquanto o MEI arrecada cerca de R$81 mil reais por ano, o microempreendedor acumula mais os menos R$360 mil anualmente, dentre essas distinção estão o número de contratações de funcionários, dispensa de alvará TLPL e emissão de NF.
São frequentes as buscas por esclarecimentos de dúvidas no site da JUCEPA, por isso, Silene Sabino aconselha que as pessoas acessem e participem das capacitações que são frequentemente ofertadas por meio do canal no YouTube, assim como as ações promovidas presencialmente, em 12 regiões do estado, com serviços promovidos pela JUCEPA e outros órgãos estaduais. Serviços como licenciamento, administração tributária e informações aos usuários do registro mercantil são alguns dos prestados.
Quem desejar registrar sua empresa deve entrar no site da JUCEPA (www.jucepa.pa.gov), ir na opção Portal de Serviços, solicitar o pedido de validação e o próprio sistema conduz o usuário ao longo do processo.