Evento oferece produtos ou serviços comercializados sem impostos em sua totalidade ou parcialidade com o objetivo de conscientizar a população da alta carga tributária que acomete toda transação comercial, a 18ª edição do Feirão do Imposto inicia amanhã, 19 de maio, com programações em diversos estabelecimentos que oferecerão produtos sem impostos em sua totalidade ou parcialidade. Postos de gasolina, lojas de materiais de construção, lojas de varejo, restaurantes, bares e restaurantes, lojas de rua, lojas de shoppings, inclusive todos os shoppings da região metropolitana toparam participar esse ano. O evento já conta com a parceria de mais de 100 estabelecimentos comerciais e é uma iniciativa do Conselho de Jovens Empresários do Pará (Conjove), da Associação Comercial do Pará (ACP). De acordo com o presidente do Conjove, João Marcelo Santos, o Feirão também visa sugerir ao poder público pautar melhorias acerca da alta carga tributária paga pela população.
“Entendemos que com uma carga tributária mais justa e eficiente é melhor para todos, pois mesmo com a diminuição das taxas, o governo dará condições para a economia girar e para o empresário fazer suas vendas. Acaba sendo bom para o empresariado, para o poder público e para o consumidor”, explicou João. Segundo Paulo Henrique Rodrigues, Coordenador Financeiro do Grupo Líder e Diretor do Conjove, o objetivo do Feirão não é a exclusão do pagamento do tributo e sim o pagamento mais justo perante os consumidores e o poder público. “Além disso, o intuito do Feirão contempla também demonstrar para a população, de forma prática, como esse tributo é absorvido na totalidade ou a sua parcialidade dentro do preço da mercadoria”, afirmou ao destacar que o Magazan, Magazan Casa, Farmalíder, Líder Homecenter e Shopping Castanheira também farão parte do Feirão e dia 20/05 o Magazan ofertará Split sem imposto, dia 21/05 fogão sem imposto, 22/05 refrigerador sem imposto e no dia 23/05 Lavadora sem imposto.Liderando os produtos com maior taxa tributária, estão os perfumes importados, com 78,99% de imposto sobre seu valor. O combustível tem 61,95% e o gás de cozinha 34,04%. Taxas que encarecem os produtos e, muitas das vezes, fazem os consumidores recuarem na hora de fechar uma compra.
O evento.
O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina, com o propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população. A ação tornou-se conhecida nacionalmente em 2012 com a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. Atualmente, capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), o Feirão do Imposto é realizado em 24 estados e mais de 100 cidades do Brasil.
Programação.
A programação inicia amanhã, 19 de maio, às 19h, na ACP, localizada na Av. Presidente Vargas, 158, com um coquetel de abertura oficial do evento, com transmissão on-line para evitar aglomerações e a inauguração do novo impostômetro, com discurso da diretoria do Conjove e autoridades convidadas.No dia 20 de maio, quinta-feira, a programação continuará online, com o “Mindset Conjove”, uma live mediada por Fernando Oliveira, advogado e diretor do Conjove, Clóvis Carneiro, presidente da ACP, Helenilson Pontes e Scaff, que irão debater sobre reforma tributária no canal oficial do Conjove no Youtube.No dia 21 de Maio ocorrerá a visita da comitiva oficial do CONJOVE aos shoppings participantes com saída prevista para as 8h30 direto do Posto Dallas da Av. João Paulo II. Também no dia 21 de maio, sexta-feira, oferecerão pizzas sem imposto na Pizza Hut, localizada na Av. José Malcher, 1099, e da Santé Saudável, na compra direto do Aplicativo.Ainda no dia 21 de maio, seguindo até o dia 23, domingo, diversos bares e restaurantes associados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) ofertarão a absorção de parte ou da totalidade do imposto cobrado em diversas categorias de produtos.Do dia 19 a 23 de maio, diversas lojas de todos os shoppings da região metropolitana (Boulevard Shopping, Parque Shopping, Shopping Bosque Grão-Pará e Pátio Belém, Castanheira Shopping e Shopping Metrópole Ananindeua), participam da ação.Do dia 20 a 23 de maio, Lojas de Rua com o abatimento do imposto, grandes lojas como o Magazan, Magazan Casa, Líder Home Center, Farma Líder, Shopping da Saúde, Sacotex e muito mais estarão comercializando seus produtos a redução do imposto.Já no dia 22 de maio, sábado, será o dia de a gasolina ser comercializada com a isenção total ou parcial de impostos. Serão oferecidos 3000 litros de gasolina, limitado até 20 litros por consumidor (proibido vasilhames) no posto de Dallas, localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, 380.Nos dias 22 e 23 de maio (sábado e domingo) todas as lojas de material de construção do grupo Jurunense, o Comercial Arthur Bernardes, localizado na Rodovia Arthur Bernardes, 245 e Varejão do Cimento, que fica na Av. 16 de novembro, 819, em Mosqueiro, comercializarão seus produtos total ou parcialmente sem imposto, durante o horário de funcionamento das lojas.
Com informações da Assessoria do Conjove.