No ano em que completa 360 anos, Santarém inaugura Terminal Hidroviário com investimento de 70 milhões.

Crédito da foto: Agência Pará

A previsão é que a inauguração seja em setembro deste ano

Santarém, que em 22 de junho comemora 360 anos e é marcada pela beleza das praias e encontro dos rios Tapajós e Amazonas, inaugura, em setembro deste ano, o primeiro terminal hidroviário de passageiros do município e do Brasil. Essa é a maior estrutura portuária do Pará. Na construção do Terminal Hidroviário, o Governador do Estado, Helder Barbalho, investiu 70 milhões de reais.

Antes da obra, Santarém não tinha porto. Segundo Abraão Benassuly, Diretor-Presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), o Terminal Hidroviário possui 22.137,16 m² de área construída e está com 92% da obra pronta. “Me sinto contemplado pelo apoio que recebo do Governador do Estado. Ele é muito presente, sempre pergunta o andamento e se preocupa com tudo. Quando se tem apoio assim, as coisas evoluem”, afirmou.

O Diretor-Presidente também destacou que a obra trará muitos retornos econômicos ao estado pelo fluxo de turistas na região e dará dignidade para a comunidade que tem as navegações como principal meio de transporte, integrando Pará, Amapá e Amazonas. “A obra já vem sendo reconhecida pelas autoridades dos portos hidroviários e estamos felizes com o que estamos fazendo, graças ao apoio que recebemos”, disse Abraão Benassuly.

A estrutura é dividida em terminal de passageiros, térreo (com 26 setores, entre eles 18 guichês de vendas de passagem), mezanino (com 10 setores), terminal de carga, estacionamento (com sete setores) e com 6.700 m² de área portuária/naval (dividida em 20 setores).