A Fundação Santa Casa de Misericórdia é uma das cinco instituições eleitas entre 68 concorrentes do país para receber o Prêmio Dr. Pinotti 2021, da Câmara Federal. A instituição foi indicada pelo Deputado Federal Cássio Andrade.
A cerimônia será realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no dia 26 de maio, em alusão ao Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional da Mortalidade Materna. Na oportunidade, as cinco entidades eleitas vão ser agraciadas com o diploma alusivo ao prêmio.
A condecoração é concedida pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde à mulher. A eleição foi consumada por votação direta, pelo Conselho Deliberativo do Prêmio Dr. Pinotti, formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder.
Segundo o Deputado Federal Cássio Andrade, o Prêmio é importante não apenas por demonstrar o reconhecimento da sociedade pelos serviços gratuitos e humanizados prestados às mulheres e crianças do Pará, mas também para comprovar que a Santa Casa caminha na direção correta com responsabilidade, trabalho e amor, “A Santa Casa é 100% SUS e uma das maiores maternidades do Brasil. Desenvolve um trabalho exemplar voltado para atenção da saúde da criança e da mulher, sendo referência em humanização. É uma vitória para a instituição e para todos nós paraenses”, comemorou o parlamentar.
A Santa Casa é considerada uma das maiores maternidades do Brasil e recebe o prêmio pela segunda vez. A primeira foi em 2017. É um hospital que realiza setecentos partos por mês, tem a assistência materno-infantil como foto, realizando serviços voltados à saúde da criança e atenção especial à saúde da mulher.
Com informações da assessoria.