Taxa Selic a 2,25% ao ano. O que isso quer dizer pros Investimentos?

Na noite de 17 de junho, o Banco Central do Brasil baixou a taxa de juros básica da economia de 3,00% para 2,25% ao ano, no patamar mais baixo da história do País. Ontem também o BC deixou claro que há espaço para cortes residuais, ou seja, a previsão é que final de 2020 a taxa Selic esteja por volta de 2,00% ao ano. Mas o que isso quer dizer quando o assunto é sobre investimentos?
Ao baixar as taxas de juros, o Governo Brasileiro está além de diminuindo o peso pagamento dos juros da dívida pública, está desestimulando os investidores a investir em Renda Fixa. Vale lembrar que tempos atrás o Brasil era o país do “rentismo”, ou seja, investidores ganhavam muito dinheiro por causa das altas taxas de juros sem fazer nenhum esforço, até então era muito melhor investir na renda fixa e ganhar tão quanto a renda variável com muito menos risco envolvido. Com essa decisão, os investidores devem continuar migrando da renda fixa para a renda variável e assim investindo na economia real, ou seja, investindo novos negócios ou mesmo em empresas da bolsa de valores. Com esse investimento na economia real será possível gerar mais empregos, renda, riqueza e colocar nosso país na rota de desenvolvimento sustentável e mais justo.
De modo gradual, o Brasil está deixando de ser um país de rentistas e cada vez mais está se comportando como as grandes potências econômicas, ou seja, investindo em diversos setores da economia e não somente por meio da especulação de mercado.