As 9 principais características dos empreendedores.

Você imaginou que 2020 seria um ano que traria tantos desafios e surpresas? Eu acredito que não. Diante do cenário de incertezas e instabilidades é que percebemos o quanto as características de um verdadeiro empreendedor são importantes para obter sucesso. Mas o que é ser um empreendedor? Quais são as características empreendedoras?

Empreendedor não é necessariamente aquela pessoa que tem uma empresa, mas sim aquele indivíduo que tem coragem de transformar seus sonhos em realidade, ele parte para ação calculando os riscos e aproveitando as oportunidades.

Todos somos diferentes, mas ao mesmo tempo temos muitas coisas semelhantes. Se olharmos os empreendedores de sucesso, certamente, encontraremos algumas características em comum.  O pesquisador americano Dr. David McClelland, da Universidade de Harvard, fez uma pesquisa na década de 60 com objetivo de mapear o que os empreendedores de sucesso tinham ou faziam de diferente em seus negócios e assim surgiram as 9 principais características dos empreendedores:

  1. Busca de Novas oportunidades
  2. Persistência
  3. Correr riscos calculados
  4. Preocupação com qualidade e eficiência
  5. Comprometimento
  6. Busca de informações
  7. Planejamento e Monitoramento sistemáticos
  8. Persuasão e rede de contatos
  9. Independência e autoconfiança

Esse mesmo pesquisador dizia: “o que faz a diferença entre o fracasso e o sucesso é o que as pessoas fazem com o que elas têm”. Portanto, diante deste cenário de incertezas e de mudanças, o sucesso é determinado pelo o que você faz com as oportunidades que a vida mostra.

Paula Couceiro é formada em Administração de Empresa pelo CESUPA e Pós-Graduada em Marketing pela Faculdade Ideal. Possui Formação em Liderança pela University of Akron em Ohio/EUA. Escreve sobre Gestão de Negócios.