TV Cultura do Pará: 33 anos de televisão pública na Amazônia.

Com uma cobertura que chega a 118 municípios do Estado, a TV Cultura do Pará completa 33 anos nesta terça-feira, 31 de março, com muitos motivos para comemorar. A emissora possui o mais rico acervo de imagens da TV paraense, como programas, documentários e produções que exaltam do Estado, mantendo viva a nossa memória imagética.

Hoje a TV Cultura do Pará tem 68 programas na grade, entre nove atrações locais e 59 nacionais. Entre os destaques estão o programa Sem Censura Pará, o Catalendas (atração infantil com temática amazônica, com sucesso reconhecido no Brasil e no exterior), e o Campeonato Paraense de Futebol, que está unindo cada vez mais públicos de todos os cantos do país.

É um grande presente que ganho como profissional, até porque este é praticamente o mesmo tempo que eu tenho no meio da comunicação. Acredito que praticamente todo grande comunicador da região, sempre teve a TV Cultura do Pará como referência”, falou Hilbert Nascimento, presidente da Cultura Rede de Comunicação, mostrando todo o sentimento em estar à frente da gestão da emissora.

O futuro da TV e os seus desafios também foram lembrados por ele. “Os próximos anos, não tenho dúvidas, serão de muito sucesso. A TV Cultura do Pará tem um desafio muito grande que é se adaptar ao novo formato de comunicação, principalmente das TVs abertas e os projetos que têm sido desenvolvidos nesse sentido têm atingido resultados muito satisfatórios. Então, parabéns à TV Cultura do Pará. Parabéns a todos os profissionais que fizeram a TV Cultura até hoje, durante esses 33 anos. Parabéns ao Estado do Pará que é contemplado por esse meio de comunicação que traz a nossa cara, sempre representando e valorizando a cultura paraense”, concluiu o gestor.

Edição especial do Jornal Cultura

Para marcar a data, a emissora preparou atrações especiais em sua programação. Entre esses destaques será exibida nesta terça-feira (31), a partir de 18h30, uma edição especial do Jornal Cultura. “Através de reportagens especiais, vamos contar um pouco dessa trajetória, com vários profissionais e personagens que construíram e continuam fazendo história seja no jornalismo, no esporte, no entretimento etc”, destacou Kelves Ranieri, coordenador de jornalismo.

Sobre a TV Cultura do Pará

Atualmente dirigida pela jornalista Vanessa Vasconcelos, A TV Cultura do Pará foi criada oficialmente no dia 31 de março de 1987 para ser um veículo de difusão e valorização da cultura amazônica.

Estrategicamente concebida como uma televisão de governo, a TV Cultura, em um primeiro momento, foi apenas retransmissora, pois a ideia era colocar rapidamente um sinal no ar enquanto se ganhava tempo para a elaboração da programação local. A programação nacional era fornecida pelo Sistema Nacional de Rádios e Televisão Educativa, sendo gerada no Rio de Janeiro e produzida por todas as televisões educativas do país.

Nas décadas seguintes, a TV Cultura iria especializar-se na produção de documentários, coproduções, programas jornalísticos diários, programas de variedades e educacionais, destacando-se como a emissora que mais produz conteúdo em toda a região amazônica, sempre buscando ampliar sua principal missão: a de ser uma TV pública, onde a cultura, o esporte e a educação fomentem a transformação social por todo o Pará.

Foto: Portal Cultura